Invicto fora de casa, Fluminense tenta primeira vitória no Equador por semifinal da Libertadores
Tricolor já conquistou a classificação uma vez depois de um 2 a 2 em casa, pela Copa do Brasil; Flu precisa de uma vitória ou outro empate, mas com três ou mais gols

É a hora da verdade para o Fluminense. Depois do empate por 2 a 2 no Maracanã, o Tricolor decide, nesta quinta-feira, a vaga nas semifinais da Libertadores contra o Barcelona, em Guayaquil (EQU), às 21h30 (de Brasília). Invicto fora do Rio de Janeiro, o Tricolor tenta quebrar indigestos números: nunca venceu no Equador pela competição, vem de quatro derrotas seguidas como visitante e enfrenta uma equipe com 100% de aproveitamento em casa.
A partida tem transmissão em tempo real do LANCE!. O Flu precisa de uma vitória no Estádio Monumental ou de um empate por três ou mais gols. A única vez em mata-mata que houve uma situação parecida resultando em classificação foi em 2005. Na Copa do Brasil, o Fluminense empatou em casa com o Ceará por 2 a 2, mas venceu por 4 a 1 no Castelão. Em 2004, contra o Grêmio, o Tricolor carioca acabou derrotado por 4 a 1 em Porto Alegre na volta.
Veja todos os confrontos da Libertadores
Na Libertadores, o Flu já teve um 2 a 2 na partida de ida da semifinal de 2008, contra o Boca Juniors (ARG), mas naquela ocasião decidiu em casa, vencendo por 3 a 1 em partida histórica. Na competição, o empate por esse placar com o Barcelona foi apenas o terceiro da história, somando-se também a um jogo com o Argentino Juniors (ARG) em 2011.
Na Copa do Brasil, há alguns exemplos, mas com mandos inversos. Houve um 2 a 2 com o Goiás fora de casa em 2009 e 1 a 1 no Rio de Janeiro. Em 2006, também em Goiânia, o Flu fez este placar contra o Vila Nova, mas venceu por 4 a 0 em casa. Em 2004, empate com o Juventude no Alfredo Jaconi e vitória por 2 a 1 no Maracanã. Em 1994, o Linhares eliminou o Flu após igualdade de 2 a 2 no Rio e 1 a 1 no Espírito Santo.
No Equador, são quatro jogos, mas algumas lembranças amargas. Um empate por 0 a 0 com a LDU pela fase de grupos da Libertadores de 2008 e a derrota por 4 a 2 para a mesma equipe no jogo de ida da final daquele ano. Em 2013, o Fluminense foi derrotado pelo Emelec por 2 a 1 nas oitavas de final, mas chegou às quartas após vencer no Rio.
A última viagem até o país foi justamente para Guayaquil, onde o Flu enfrentou o Junior Barranquilla (COL), em partida transferida em função das manifestações na Colômbia. O duelo terminou empatado em 1 a 1. Na Sul-Americana, esse retrospecto já fica em duas vitórias e duas derrotas.
Há um retrospecto que é mais positivo para o Fluminense: justamente a campanha nesta Libertadores. São três vitórias e um empate jogando fora de casa, totalizando um aproveitamento de 83,33%. Dentre esses triunfos, as duas melhores partidas da equipe no ano com o 3 a 1 sobre o River Plate (ARG) em pleno Monumental de Núñez e o 2 a 0 contra o Cerro Porteño (PAR) em Assunção.
Na atual temporada, são nove vitórias, cinco empates e oito derrotas, sendo quatro delas seguidas nas últimas partidas. Depois de bater o Cerro no Paraguai, o Flu perdeu para Palmeiras, Criciúma, América-MG e Internacional.
O Fluminense chega ao Equador pressionado por três partidas sem vencer e prestes a fazer o jogo da vida em busca de uma vaga na semifinal da Libertadores. A partida acontece às 21h30 (de Brasília).

Fluminense
Radar dos emprestados: veja como estão os jogadores que pertencem ao Fluminense
Há 7 horas
Fluminense
Naturalização pode aliviar impacto de nova regra de estrangeiros no Fluminense
Há 19 horas
Futebol Nacional
Opinião: ressalvas à parte, os nossos estrangeiros também não são os melhores
Há 21 horas
Futebol Nacional
MPSP recomenda 4 mil ingressos para torcida do Fluminense contra o Palmeiras
Há 21 horas
Futebol Nacional
Como um jogador estrangeiro pode se naturalizar brasileiro? Veja as regras
Há 23 horas
Vasco
Torcedores do Vasco protestam por uso do Maracanã e cobram cumprimento de edital
Há 23 horasMais LANCE!

Com base definida, veja os jogadores que se tornaram pilares do Fluminense de Marcão

Regra dos 12 jogos no Brasileirão e times B entram na mira de CBF e clubes

Dos clubes à Seleção: os impactos da redução do limite de estrangeiros no Brasileirão

Thiago Silva completa 42 anos como referência técnica e pilar do Fluminense

Entenda como a nova regra de jogadores estrangeiros afetará o Fluminense até 2030

Fluminense lamenta morte de Zuenir Ventura, referência no jornalismo e tricolor apaixonado

Marcão, do Fluminense, tem 2º melhor aproveitamento entre técnicos do Brasileirão

Clubes aprovam redução de estrangeiros no Brasileirão

Copa do Brasil terá aumento de premiação, mas parte do valor terá destino obrigatório

Conmebol define datas e horários das semifinais da Libertadores

Palmeiras x Fluminense: Conmebol define datas da semi da Libertadores e mantém decisão no Nubank Parque

Aos 40, Hulk desafia o tempo e vira protagonista do Fluminense de Marcão

Fluminense respira antes de reta decisiva e ganha tempo para afinar o time
