Fluminense sofre com problemas defensivos desde o retorno do Brasileirão; veja números
Após grande campanha no Mundial, o tricolor sofre uma queda de desempenho

- Matéria
- Mais Notícias
O retorno do Fluminense ao Campeonato Brasileiro, após a participação no Mundial de Clubes, tem sido marcado por uma queda drástica no desempenho. Sob o comando de Renato Gaúcho, a equipe já acumula quatro derrotas seguidas desde a reestreia contra o Cruzeiro, tendo sofrido oito gols e marcado apenas dois, o que a coloca com a pior campanha do torneio nesse recorte recente.
Relacionadas
Mais do que os resultados ruins, os números defensivos revelam a fragilidade do time. Desde o retorno, o Tricolor precisa de apenas 5,1 finalizações adversárias para levar um gol, a pior média entre todos os clubes da Série A nesse intervalo. No ranking geral desde a chegada de Renato Gaúcho, o Fluminense é o 8º time que menos precisa ser finalizado para ser vazado (11,1 chutes por gol sofrido) — um sinal de que os problemas defensivos se intensificaram nas últimas rodadas.

➡️ Fábio cobra mudança de atitude do Fluminense após nova derrota: ‘Melhorar todos os aspectos’
A má fase se reflete na tabela. Atualmente, o Fluminense ocupa a 12ª posição, com 20 pontos, e vê a zona de rebaixamento se aproximando — são apenas cinco pontos de vantagem para o Z-4. A equipe não vence desde antes do Mundial e perdeu tanto o rendimento ofensivo quanto o equilíbrio tático nas últimas partidas.
Desfalques na zaga
Como se não bastassem os problemas, o zagueiro Ignácio sofreu uma lesão do ligamento colateral medial, no joelho direito, durante a derrota contra o Palmeiras. A previsão de tratamento para seis semanas.
Ao longo do Mundial de Clubes, o zagueiro se tornou um dos pilares defensivos da campanha do Fluminense na competição. Ele chegou a levar o prêmio de melhor jogador em campo no confronto com o Mamelodi Sundowns, na fase de grupos da competição.
➡️Decisão da arbitragem em São Paulo x Fluminense causa revolta: ‘Impossível’
Em 2025, Ignácio disputou 31 jogos, sendo titular em 26 partidas. Com ele em campo, o Fluminense venceu 17 jogos, empatou sete e também perdeu sete vezes na temporada.
Para o próximo jogo do Brasileirão, o Fluminense recebe o Grêmio, no Maracanã, e vai ter mais uma ausência. O zagueiro argentino Freytes recebeu o terceiro cartão amarelo contra o São Paulo e vai cumprir suspensão na partida contra o Tricolor Gaúcho. Definir quem vai fazer a dupla de zaga ao lado de Thiago Silva vai ser mais uma dor de cabeça para Renato Gaúcho.

➡️ Tudo sobre o Tricolor agora no WhatsApp. Siga o nosso canal Lance! Fluminense
Antes de voltar a disputar o Brasileirão e em buscar de reencontrar o caminho das vitórias, o Tricolor vai enfrentar o Internacional na próxima quarta-feira (30), às 21h30, no Beira-Rio, pelas oitavas de final da Copa do Brasil.
Tudo sobre
- Matéria
- Mais Notícias