Fluminense reencontra Vasco com duas soluções após eliminação na Copa do Brasil
Tricolor reencontra rival em uma fase de semifinal

- Matéria
- Mais Notícias
O Fluminense reencontra o Vasco na semifinal do Campeonato Carioca 2026 após ser eliminado pelo Cruz-Maltino na semi da Copa do Brasil em 2025. Pouco mais de dois meses depois, os rivais estão frente a frente novamente. Mas, desta vez, o time de Zubeldía encontrou soluções para dois dos principais problemas do Tricolor na eliminação.
➡️ Além de biometria, torcedores também terão que apresentar QR Code em Vasco x Fluminense
1ª solução: Bernal ao lado de Martinelli
Antes da derrota por 2 a 1 para o Vasco na primeira partida da semifinal da Copa do Brasil, Zubeldía vinha de uma sequência de três vitórias seguidas. Eram sete jogos de invencibilidade, com cinco triunfos no período. O time tinha uma base bem estabelecida, com um pilar formado no meio-campo: Martinelli, Hércules e Lucho Acosta. Mas essa trinca de confiança foi desfeita pela lesão de Hércules na partida contra o São Paulo.
O camisa 35 foi substituído por dores musculares ainda no primeiro tempo do jogo contra o São Paulo. Nos jogos seguintes, ficou no banco e entrou no fim de alguns deles, mesmo ainda demonstrando incômodo. O Fluminense passou a utilizar Nonato, que tem características diferentes. Ambos são os chamados "camisa 8", mas Nonato se aproxima mais de um "10" do que de um "5". O Tricolor estava bem estabelecido com Hércules e Martinelli, dois "8" que também faziam o papel de "5". Hércules ficou no banco no jogo de ida, que terminou com derrota tricolor.
No jogo da volta, o camisa 35 sequer foi relacionado. O Fluminense informou que o volante tinha uma lesão no adutor da coxa esquerda, problema que tratou até o início deste ano. O Clube das Laranjeiras até venceu a partida, mas, nos dois jogos, sentiu falta em alguns momentos da dinâmica formada pelo entrosamento daquele meio-campo. A capacidade de marcação de Hércules fez falta principalmente para conter Rayan e Andrés Gómez, os dois vascaínos mais inspirados da disputa.
Com Hércules ainda em recuperação, Bernal surgiu em 2026 como solução. O uruguaio é um "5" clássico e tinha dificuldade de cumprir a função exigida no modelo de Zubeldía. Nesta temporada, porém, o jogador está em curva de evolução e consegue ocupar bem todo o campo ao lado de Martinelli.
A dificuldade se tornou ponto forte. Bernal consegue ser um "todo-campista" sem perder a qualidade de primeiro volante organizador e com muita força defensiva. O Fluminense não perde há 14 jogos com Facundo em campo. Em nove deles, o Tricolor não foi vazado pelo ataque adversário. São quatro meses e meio de invencibilidade, com 11 vitórias no período.

➡️ Tudo sobre o Tricolor carioca agora no WhatsApp. Siga o nosso canal Lance! Fluminense
2ª solução: John Kennedy como centroavante goleador
A maior dificuldade de Zubeldía em 2025 foi a ausência de um centroavante goleador — não é por acaso a corrida do clube por um novo nome na janela atual. Neste ano, no entanto, John Kennedy se apresentou como solução. O Urso assumiu a titularidade e combinou boas atuações com gols e entendimento do esquema do técnico argentino.
Contra o Vasco na Copa do Brasil, nem Everaldo nem John Kennedy se colocavam como referências no ataque para criar e ajudar a definir as jogadas. Acosta, Canobbio e Serna sentiam falta da parceria que JK consegue oferecer no momento atual. O Tricolor agora tem, no comando ofensivo, um centroavante identificado com o clube e com a confiança em alta.

➡️ Escalação do Fluminense: Zubeldía tem reforços para enfrentar o Vasco
Fluminense x Vasco na semifinal do Carioca
O primeiro confronto entre Fluminense e Vasco será no Nilton Santos porque o Maracanã receberá, no mesmo dia, Flamengo x Madureira, pela outra semifinal. A partida de volta do Tricolor está marcada para o dia 1º de março, às 18h, no Maracanã. Em caso de empate no placar agregado, a decisão da vaga será nos pênaltis.
📅 Datas e horários das semifinais
Fluminense x Vasco
- Jogo de ida: 22/02 (domingo), 18h – Nilton Santos
- Jogo de volta: 01/03 (domingo), 18h – Maracanã
Madureira x Flamengo
- Jogo de ida: 22/02 (domingo), 20h30 – Maracanã
- Jogo de volta: 02/03 (segunda-feira), 21h – Maracanã
*É preciso ter mais de 18 anos para participar de qualquer atividade de jogo de apostas. Jogue de forma responsável.
Tudo sobre
- Matéria
- Mais Notícias


















