Triunfo evidencia força do elenco e traz boas opções ao Flamengo às vésperas da final da Libertadores

Dorival optou, novamente, pelo grupo de reservas na vitória sobre o América-MG, no Independência. Cebolinha foi o grande destaque ao lado da joia da base Matheus França

América-MG x Flamengo
Flamengo conquistou mais tRês pontos ao derrotar o América-MG pelo Brasileirão (Marcelo Cortes/Flamengo)

Escrito por

Depois da conquista do tetra da Copa do Brasil, o Flamengo venceu, neste sábado, o América-MG, pela 33ª rodada do Brasileirão. Com a proximidade da final da Libertadores, o jogo contra o Coelho não mudaria em nada o ânimo do grupo. No entanto, serviu para mostrar a força do elenco e trazer à tona boas opções que possui Dorival Júnior.

Desde que retornou ao clube, o treinador optou por dividir o elenco em dois times (um para os pontos corridos e outro para as Copas). Até o momento, a estratégia tem surtido muito efeito, com os dois grupos dando conta do recado. O título da última quarta coroou uma geração, mas o final do ano pode ser ainda mais saboroso para a torcida.

+ Confira e simule a tabela do Campenato Brasileiro

O comandante, então, pensou em preservar o quase elenco inteiro contra o Coelho. Inclusive, o goleiro Santos, que disputou 32 jogos seguidos à frente da meta rubro-negra. Por outro lado, o único titular que esteve em campo foi João Gomes. Como não atuou na quarta por estar suspenso, enfrentou o América e mostrou que fez muita falta contra o Corinthians.

Entre os reservas, destaque para Everton Cebolinha, que além de ter marcado o gol da vitória incomodou a defesa adversária enquanto esteve em campo. Marinho, por sua vez, buscou as finalizações, mas não esteve com o pé calibrado neste sábado.

Com a possibilidade de utilizar as joias da base, coube a Dorival colocar em campo, novamente, Matheus França. Mais próximo do gol, o jovem se movimentou com intensidade e mostrou talento. Finalizou, estufou a rede ao cabecear de forma certeira, porém ainda falta ser eficiente em algumas tomadas de decisão.

+ ATUAÇÕES: Matheus França e Everton Cebolinha se destacam em vitória do Flamengo

O Flamengo poderia ter saído de campo com uma diferença de gols maior, mas o atacante demorou a fazer o passe para Marinho. Optou por um lance em profundidade, mas foi coibido pelo adversário. Mas a atuação, no geral, foi de destaque. Ele pode ser lapidado seguindo o ideal do clube de que 'craque se faz em casa'.

O sistema defensivo vacilou no lance do tento americano. Apesar da bola ter tocado no braço de Wellington Paulista, demoraram a fazer o desarme e deixaram Everaldo sozinho para soltar a bomba. Esse foi o único erro concreto no jogo, pois Fabrício Bruno comandou a defesa e ganhou praticamente todas as disputas.

No gol, Hugo Souza, que ainda sofre com a desconfiança da torcida depois das falhas ao longo da temporada, poderia ter feito melhor. Mas fez boas defesas no duelo, errando em apenas um lance, seja por insegurança ou nervosismo. Vale ressaltar que o arqueiro ainda é muito jovem e oscilar é normal, mas aos poucos pode reconquistar a torcida e ser o reserva imediato de Santos em 2023.

+ Flamengo ultrapassa metas e pode obter valor histórico em premiações na temporada

Por fim, restam cinco rodadas para o fim do campeonato e o título ficou distante. No entanto, o jogo deste sábado não foi apenas um amistoso ou uma preparação. O Flamengo pode ganhar mais em termos financeiros, caso fique com o vice. Falta uma semana para o sonho do tri e da glória eterna, enquanto isso os reservas vão dando conta do recado.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter