Tite desconversa sobre possibilidade de título e elogia atuação do Flamengo: 'A melhor e mais consistente'
Técnico do Rubro-Negro definiu a partida como a principal sob seu comando e manteve discurso de foco no G4

Em um jogo de grande atuação coletiva e belas apresentações individuais, o Flamengo foi amplamente superior ao Palmeiras e venceu o confronto direto por 3 a 0. Ao final da partida, Tite reconheceu a apresentação como a melhor sob seu comando e evitou falar sobre briga por título, visto que o Fla está apenas a três pontos do líder Botafogo. Em coletiva, o treinador manteve o discurso sobre a vaga direta para a Libertadores.
+ Flamengo atropela o Palmeiras e volta à briga pelo título do Brasileirão
- Ele é a verdade (discurso da briga pelo G-4), é a segunda parte da pergunta que você colocou (de o Flamengo estar no quinto lugar). Se algum momento estivermos a uma pontuação ou a uma partida, a gente fala. Por enquanto, é a realidade daquilo que nos propusemos. É o próximo jogo, é o próximo passo, é a performance, é produzir bem, é vencer jogos e crescer. Aonde quero chegar eu não sei, mas nosso objetivo é crescimento.
- Nosso objetivo inicial é de vaga direta na Libertadores. É um campeonato que se mexe a cada rodada. Não vou falar do sonho e nem do risco. Daqui a pouco não está nem no G-4. A realidade é do grande jogo que fizemos e do pés no chão. Já fui picado. Baixamos a guarda depois das duas primeiras vitórias e nós aprendemos.
Melhor Flamengo sob seu comando?
- Sim, foi a melhor atuação e mais consistente. Contra um adversário de muita qualidade, com links já estabelecido e uma relação vitoriosa com seu técnico muito forte. Jogo muito difícil, com grande trabalho do Abel.
Conversa com jogadores após duas derrotas:
- A gente mudou três metodologias durante o ano, isso dificulta a coordenação. Imagina você mudar seus diretores ou sua equipe de trabalho. Alguns gostam de volume, outros de intensidade, outros baixam. Um faz uma marcação de bola parada individual, outro mista, isso tudo entra na cabeça do atleta, e é muito difícil.
- A gente procurou ter as datas Fifa para que tivesse um tempo de organização maior para buscar informações para a gente aproveitar tudo de bom que o Flamengo tinha e agregar alguns detalhes que pudessem potencializar sem ferir as características. Isso é desafiador, isso é muito difícil.
Bola parada (Matheus Bachi, filho e auxiliar de Tite)
- A gente vai conversando durante o jogo situações que a gente pode pensar em ajustes e como a gente pode potencializar a equipe ou equilibrar quando um adversário está numa situação um pouco melhor que a gente. A comissão inteira conversa e a gente fica trocando ideias para elaborar esses ajustes.
- É muito bom a gente chegar num clube e os atletas serem receptivos a uma ideia nossa. Quando a gente consegue implementar uma ideia, os atletas acreditam e todos juntos vão fazendo isso pra melhorar no dia a dia, a gente tem essa evolução. A gente está começando ainda, precisa melhorar.
Crescimento de Pedro:
- A individualidade. A equipe está em formação e se moldando. Hoje ela tem dois atletas de velocidade de lado que potencializam um 9 e um articulador, com um segundo meio-campista box to box e um primeiro posicional. Ela te traz esse componente às vezes com um lateral atacando a última linha ou um construtor. E ainda tem o Varela, jogador de seleção, que se preparou para os dois lados.
- Então você vai tendo possibilidades e ajustes para que ele possa tirar proveito quando tiver dois flechas do lado e dois articuladores por dentro. Isso também te possibilidade um ponto de equilíbrio.
Cebolinha:
- Eu entendo a individualidade, vou responder da individualidade, mas o conjunto e a engrenagem têm que estar funcionando. Senão, isoladamente, ninguém aparece. Sobre individualidade, vou dar um exemplo. Teve um determinado momento que um atleta foi contratado. Atleta que eu dirigia. E ele foi contratado para jogar na Alemanha. E o diretor disse: "você tem um ano para se adaptar". Olhei para ele e digo: "Você tem um ano em cima do clube, em cima do modelo e das necessidades".
- Ele é um ser humano igual a nós. Precisa de naturalidade, de tempo de maturidade e de adaptação a uma camisa pesada e expectativa alta. Esse contexto humano faz parte. Não é o Tite que faz, é o Flamengo enquanto instituição, e a torcida que dá carinho para que ele possa desenvolver o seu melhor.
Posicionamento de Gerson:
- Eu não gosto do termo tirar da zona de conforto, ninguém gosta de sair de zona de conforto. Porque conforto é confiança. Então tenho uma zona de confiança. Ser desafiado eu vejo como evolução. Gerson na função pelo lado esquerdo fica mais natural. Ele domina mais o setor pelo lado esquerdo. Quando tu tens essa possibilidade de trabalhar o jogador e trazer essa recomposição na parte ofensiva e na recomposição pelo lado esquerdo ele flui demais. O conjunto da obra.
- Ajustou, mas a parceria é importante, o setor é importante. Assim como o setor direito. O Arrascaeta fez o melhor jogo ali. Saímos pelo lado direito toda hora, e ele aparecia nas costas do Zé Rafael porque o Zé tinha que sair para a marcação. O Matheuzinho ficava livre toda hora para fazer jogada de organização porque tínhamos um externo aberto. Nós vamos aprendendo as características dos atletas para que eles possam performar melhor.
A postura da torcida se iniciou com cobranças e terminou com grito de "seremos campeões". Como equilibrar a expectativa de fora para dentro?
- Foi surpreendente a sua pergunta porque ela me remete a quanto eu estava focado, eu não vi nada. Esse nível de concentração alto faz você abstrair o que vem de fora.
- Eu falo para os atletas: tem que compreender o torcedor, é óbvio. Não posso tolher o torcedor de criar expectativas. O que eu quero colocar é o fato real, é o momento e é onde nós estamos. Esse é o fato que coloco. Aonde podemos chegar vai depender da nossa evolução, mas também há outras equipes de muita qualidade aí.

Flamengo
Sr. Libertadores: Bruno Henrique amplia marcas pelo Flamengo na competição
Há 1 hora
Futebol Nacional
CEO do Maracanã é sincero sobre possíveis jogos do Vasco no estádio
Há 1 hora
Flamengo
Em números: a atuação de gala da defesa do Flamengo contra o Del Valle
Há 1 hora
Flamengo
Ex-Flamengo comemora primeiro gol em novo time, e torcedores reagem
Há 2 horas
Futebol Nacional
Alvo de críticas, Maracanã convoca reunião e explica deterioração do gramado
Há 2 horas
Flamengo
Plata contesta ida frustrada ao Dinamo, mas celebra retorno ao Flamengo
Há 3 horasMais LANCE!

IA crava resultados e líder da 27ª rodada do Brasileirão

Lúcio de Castro: melhor do continente ganha do melhor projeto das Américas

Tironi no Lance!: distância do Fla para os rivais (todos) aumenta mais ainda

Flamengo alfineta o Palmeiras após vitória na Libertadores

Bruno Henrique vira assunto após vitória do Flamengo: 'Absurdo'

Flamengo afasta o bicho-papão da altitude e dá passo gigante na Libertadores

Jardim enaltece vitória do Flamengo em Quito, mas diz: 'Passo importante, não decisivo'

Flamengo supera altitude, vence Del Valle e leva vantagem para o Rio na Libertadores

Veja gols em Del Valle x Flamengo: Bruno Henrique e Léo Pereira marcam

Leila Pereira, do Palmeiras, desbanca Bap, do Flamengo, em prêmio internacional

Escalação: Jardim define Flamengo com mudança para pegar Del Valle na altitude

Boto esclarece novela envolvendo negociação entre Flamengo e Luiz Henrique

Governo multa Consórcio Fla-Flu por falhas na gestão do Maracanã



