Sequência negativa do Flamengo mina chances no Brasileirão e traz foco para as Copas

Rubro-Negro está há quatro jogos sem vencer na liga nacional e distância para o Palmeiras é de 15 pontos

Dorival Júnior Flamengo Fortaleza
Rubro-Negro não vence há quatro jogos no Brasileirão (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

Escrito por

A derrota para o Fortaleza nesta quarta-feira, por 3 a 2, deixou o Flamengo ainda mais distante da briga pelo título brasileiro. Com 45 pontos, o Rubro-Negro estacionou na quinta posição e vive sua pior sequência nesta edição da liga nacional. Cada vez mais, o foco vai virando para as finais de Copa do Brasil e Libertadores. 

Nos últimos cinco jogos pelo Campeonato Brasileiro, o Flamengo não venceu em quatro. O último resultado positivo foi diante do Botafogo, pela 24ª rodada, quando a equipe de Dorival Júnior triunfou por 1 a 0. De lá para cá, foram dois empates (Goiás e Ceará) e duas derrotas (Fluminense e Fortaleza). 

+ Confira a tabela do Campeonato Brasileiro

As duas derrotas consecutivas, inclusive, trouxeram à tona alguns problemas defensivos do Flamengo. Mesmo com a zaga considerada ideal, formada por David Luiz e Léo Pereira, o Rubro-Negro foi vazado em todas as partidas e sofreu com as investidas dos adversários no setor. 

VEJA NÚMEROS DA SEQUÊNCIA NEGATIVA

4 jogos (2 no Maracanã)
16% de aproveitamento (2 pontos de 12 possíveis)
7 gols sofridos
-2 no saldo de gols

*a maior sequência sem vencer nesta edição do Brasileirão

Fortaleza x Flamengo
Flamengo chegou a virar a partida, mas acabou perdendo para o Fortaleza (Foto: Marcelo Cortes / Flamengo)

Agora, como mencionado, o foco deve ser nas finais de Copas por inteiro. A distância é grande demais para o líder Palmeiras e, no momento, o Flamengo briga mais pelo G4 do que pelo título. Dessa forma, o "laboratório" para as decisões pode ser aberto já na próxima rodada. 

+ VÍDEO: os melhores momentos da vitória do Fortaleza sobre o Flamengo pelo Brasileirão

Vale destacar, ainda, que o Flamengo tem poucos desfalques por lesão: apenas Rodrigo Caio e Bruno Henrique. Por isso, Dorival terá toda a liberdade para rodar o elenco e, se possível, preservar titulares pensando na Copa do Brasil e na Libertadores. Na coletiva, no entanto, o treinador afirmou que não jogou a toalha. 

- Não abrimos mão do campeonato, todos os jogadores em condições atuaram. Aqui não tem distinção de competição, estávamos com o resultado na mão, fazendo uma partida segura - disse o comandante. 

+ Dorival atribui derrota do Flamengo a erros individuais e mostra confiança em títulos

O Flamengo tem mais três compromissos pelo Brasileirão antes da primeira decisão na Copa do Brasil. Neste sábado, o Rubro-Negro enfrenta o Red Bull Bragantino, no Maracanã. Depois, pega o Internacional, também em casa, antes de viajar para encarar o Cuiabá. O jogo de ida contra o Corinthians será no dia 12 de outubro. 

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter