Mundial de Clubes: Torcedores do Flamengo que estão no Marrocos tentam minimizar a dor no bolso

Prejuízo emocional aumenta quando se põe na ponta do lápis o quanto se gasta para uma viagem intercontinental que perde boa parte do sentido no meio do caminho

Torcedor do Flamengo no Marrocos
Torcedor do Flamengo em viagem de trem no Marrocos (Foto: Arthur Barbosa)

Escrito por

Na cotação do coração, a alegria rubro-negra está em baixa. Abalados pela derrota na semifinal do Mundial de Clubes para o Al HIlal, torcedores do Flamengo que foram ao Marrocos com o sonho de testemunhar a conquista do bicampeonato, tentam diminuir o sofrimento onde o choque de realidade foi mais intenso: no bolso.

Claro que os gastos variam muito, segundo as condições da viagem de cada torcedor. Pesam a antecedência que conseguiu comprar a passagem e reservar o hotel, tempo de permanência no país, deslocamentos internos, passeios programados, alimentação diária... Mas a aventura de cruzar o Atlântico para ver um jogo que pode frustrar todo o planejamento posterior dificilmente custou menos de R$ 10 mil para quem saiu do Brasil. Se foi com mais alguém da família, a conta só aumenta.


- Minha esposa, que está no Brasil, chegou a ver um voo de Tânger para Madri que sairia nesta quarta-feira: R$ 11 mil. Impraticável! Eu estou tentando fazer contato com a agência de viagens que fechou tudo para mim, para ver se antecipo a volta. Não tem mais o que fazer por aqui. Não tem sentido ficar para ver disputa de terceiro lugar, que, aliás, nem deveria ter - disse Fernando Martins, advogado gaúcho que mora no Rio.

A questão existencial que se impõe agora para muitos é abortar a missão e voltar para casa o quanto antes, talvez minimizando algum gasto previsto até o fim de semana que vem, quando o torneio é decidido, ou assumir o prejuízo calculado.

- Vir nesse tipo de evento é assinar um contrato de risco - disse Luis Soares, torcedor que saiu do Rio de Janeiro, chegou na segunda-feira em Marrakech, viajou por oito horas de trem para Tanger e segue viagem para finalizar a aventura em Rabat no domingo.

+ Torcedor do Al Hilal fica extasiado com vitória no Mundial: 'Where is Flamengo? Fora!'

Resolver continuar apesar dos pesares depende muito do quanto o torcedor está triste e revoltado para não ver graça em mais nada no Marrocos ou se o interesse por conhecer o país ainda persiste. E quem sabe ainda assistir a mais um jogo de futebol durante a viagem.

- Cabeça cheia e quente hoje tentando processar tudo que aconteceu. Mas vou manter meu plano. Turistar por Tanger nesta quarta-feira, seguir para Rabat na quinta, passear por lá na sexta, ir à final no sábado e voltar para o Brasil no domingo - afirmou, sem medo de voltar a ser feliz, Marcelo Lemos, carioca que passeou em Madri por um dia antes de chegar ao Marrocos, na véspera da fatídica semifinal para o Flamengo e seus torcedores.

E assim, o rubro-negro vai, talvez, adiando o reencontro no Brasil com os amigos que torcem por times rivais, com certeza querendo distrair a cabeça e pensar em tudo, menos futebol. Pelo menos até o próximo jogo do Flamengo.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter