Luiz Gomes: 'Hugo e Diego Alves, dois extremos de um mesmo problema'
'Os holofotes e os cifrões rubro-negros se voltam o goleiro do Athletico. Mas será Santos uma solução?' Leia a coluna deste domingo!

Nas duas últimas temporadas, a zaga foi o grande tormento da torcida rubro-negra. Com Rodrigo Caio muito mais no estaleiro do que no campo, Gustavo Henrique, Léo Pereira sem convencer, Bruna Viana sem dizer a que veio, bola cruzada na área do Flamengo tornou-se um martírio. As contratações de David Luiz e, agora, de Fabrício Bruno aliviaram um pouco as tensões e deram ao menos uma dose de confiança ao time e à Nação.
Problema resolvido? Muito longe disso. Na verdade, a insegurança apenas mudou de posição, passou a mostrar as caras debaixo dos paus. E ninguém mais confia nos goleiros do Flamengo.
Hugo Souza e Diego Alves estão em campos opostos, mas têm na idade a explicação para boa parte das falhas recentes. Aos 23 anos, Hugo carece de experiência. Aos 36 anos, Diego mostra ter dificuldades para reencontrar a boa forma, os reflexos, a agilidade depois de períodos de recuperação – paradas que tendem a ser cada vez mais longas frequentes daqui para a frente.
Hugo entrou no time principal quase que por acaso. Aos 21 anos foi escalado naquele jogo em que a Covid abateu quase todo o time do Flamengo contra Palmeiras no Allianz Parque. Teve ótima atuação e chamou a atenção da mídia. Ganhou novas oportunidades e caiu nas graças da torcida. Chegou a virar titular. Deslumbrou-se, terminou um noivado que parecia firme, passou a ser notícia também fora do campo. E por pouco não caiu em desgraça numa entregada que custou ao Flamengo a eliminação da Copa do Brasil num jogo com o São Paulo. Amargou a reserva do reserva, com a ascensão de Gabriel Batista, hoje emprestado ao Sampaio Correia. Mas tomou juízo e voltou a ser opção.
Hugo tem um alto potencial. Proporcional aos seus 1,99m de altura. Mas está longe de ser um goleiro pronto. Tem claras deficiências no jogo com o pé, alguma dificuldade em sair do gol nas bolas cruzadas e na reposição. Nada que não possa ser corrigido com treino, muito treino, e com a própria experiência. Mas o Flamengo não é lugar para experiências . O clube deveria fazer com ele o mesmo que fez com Gabriel: emprestá-lo para um time menor da Série A ou Série B onde adquirisse cancha, aprendesse com seus erros e crescesse para voltar mais lapidado ao Ninho do Urubu.
Diego Alves é um dos líderes do elenco. É uma referência para os mais jovens que chegam da base. E um pilar para os veteranos. É inegável que construiu uma linda e rica história no Flamengo, foi um dos heróis das conquistas de 2019. Mostrou ser muito mais do que um pegador de pênaltis – fama que trouxe da Europa. Mas, bem menos do que Rodrigo Caio, é verdade, ainda assim passou a enfrentar constantes problemas físicos e de contusões. E a cada período de inatividade vem deixando para trás a magia de suas defesas, gerando mais e mais insegurança. Absolutamente normal, que se diga, para um jogador – ainda que goleiro – na idade que tem e em um calendário desgastante e insano como o nosso
Mas será Santos uma solução?
Os holofotes e os cifrões rubro-negros se voltam para o goleiro do Athletico. Não há o que discutir das qualidades técnicas de Santos, um dos grandes – se não o maior – responsável pelo período de ouro do Furacão com os títulos de duas Sul-Americanas, da J.League/Conmebol e da Copa do Brasil, além de vices na Recopa Sul-Americana, na Supercopa e na Copa do Brasil. Tirá-lo de Curitiba para o Rio é fácil – basta pagar o que o Athletico pede – a multa de R$ 20 milhões pela rescisão do contrato. Negociar para baixar esse valor é que não será tarefa fácil.
O Furacão não se apega aos seus ídolos, isso já ficou claro nas saídas de Pablo, Marcelo Cirino, Rony e outros que ajudaram a construir a imagem de um clube vencedor. Não há nenhuma restrição a vendê-los, desde que a venda seja um bom negócio. Como poucos no Brasil, o Athletico sabe se proteger. E se valorizar. Tem uma política de estabelecer multas rescisórias elevadas mesmo para o mercado interno e não apenas visando a transações com o exterior. E é com esse tipo de negociador que o Flamengo vai se debater para tentar resolver o problema do seu goleiro.
Há outras opções no mercado? Façam suas apostas.

Fora de Campo
Emerson Royal compara Barcelona e Flamengo: 'Mais difícil'
Há 7 minutos
Flamengo
Flamengo ainda não sabe onde enfrentará o Estudiantes no jogo de ida da Libertadores
Há 4 horas
Colunas
Lúcio de Castro: no cardápio de sexta, Marcão, Jardim, Memphis e Neymar — tudo ao mesmo tempo agora
Há 5 horas
Flamengo
Estudiantes confirma novo desfalque para duelo com Flamengo
Há 5 horas
Palmeiras
Palmeiras provoca Flamengo após críticas de jogadores ao gramado do Maracanã: 'O tempo é o senhor da razão'
Há 7 horas
Flamengo
Crise no Maracanã: gramado vira dilema sem solução e irrita jogadores
Há 7 horasMais LANCE!

Vasco prepara resposta ao Flamengo por impasse no Maracanã

Eric Faria critica gramado do Maracanã após jogo do Flamengo

Flamengo ou Palmeiras? Veja quem mais chegou às semifinais da Libertadores

Arrascaeta cola em recorde de Zico na Libertadores pelo Flamengo

Estudiantes terá dois desfalques importantes contra o Flamengo na Libertadores

Flamengo reencontra Estudiantes na Libertadores após noite heroica na Argentina

Análise: Flamengo joga mal, mas torcida pega o time e o leva à semi da Libertadores

Jogadores do Flamengo condenam gramado do Maracanã e citam 'razão' para o sintético

Arrascaeta avalia atuação do Flamengo e detona gramado do Maracanã

Jardim admite atuação ruim do Flamengo e exalta 'ídolo' Arrascaeta na classificação

Torcida do Flamengo manda recado a Jardim após classificação na Libertadores

Flamengo supera R$ 40 milhões em premiação na Libertadores após vaga na semifinal

Flamengo joga mal, mas Arrascaeta salva a noite e garante vaga na semifinal da Libertadores



