Flamengo vê principais rivais descansarem e vai completar 100 dias em maratona de jogos

Nas semifinais da Copa do Brasil e da Libertadores, clube não tem uma semana livre para treinamentos há mais de dois meses

Dorival Júnior - Flamengo
Dorival Júnior ainda não teve semana livre no Flamengo (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

Escrito por

As seguidas classificações na Copa do Brasil e na Libertadores são motivo de festa, mas impõem um duro desafio ao Flamengo. Com duelos marcados contra São Paulo e Vélez nas próximas quartas-feiras, o clube carioca vai completar mais de 100 dias em maratona e sem nenhuma semana livre para treinamentos.

+ Mercado fechado: confira o balanço da janela de transferências do Flamengo

O próximo compromisso rubro-negro será nesta quarta-feira, às 21h30, contra o São Paulo, no Morumbi. A partida é válida pelo jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil.

Nas duas quartas-feiras seguintes, o clube carioca enfrentará o Vélez Sarsfield, da Argentina, pela semifinal da Libertadores. Depois, no dia 14 de setembro, faz o jogo de volta contra o São Paulo, no Maracanã.

A maratona termina no domingo, dia 18 de setembro, contra o Fluminense, pela 27ª rodada do Brasileiro. Em seguida ao clássico, o Flamengo enfim terá um período de 10 dias sem compromissos, durante uma data Fifa, até o jogo contra o Fortaleza, pela 28ª rodada.

+ CBF detalha jogos até 32ª rodada do Brasileirão; veja o calendário do Flamengo na competição

A última vez que o clube rubro-negro teve uma semana cheia para treinamentos foi justamente entre essas partidas, no primeiro turno do Brasileirão. A equipe encarou o Fluminense em 29 de maio e teve seis dias de preparação antes do duelo com o clube cearense, em 5 de junho.

Na ocasião, o Flamengo foi derrotado por 2 a 1, no Maracanã, na penúltima partida da "era Paulo Sousa". Dorival Júnior, portanto, não teve nenhuma semana livre desde que assumiu o time, em 10 de junho.

Treino - Flamengo - 12/08/2022
Flamengo vive maratona de jogos (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

No total, entre a derrota para o Fortaleza e o Fla-Flu do segundo turno, o Flamengo entrará em campo 31 vezes em um intervalo de 105 dias - uma média de um jogo a cada 3,4 dias.

Até o momento, o clube já disputou 23 jogos desta maratona e soma 68% de aproveitamento - com 15 vitórias, dois empates e seis derrotas.

O calendário cheio obrigou Dorival a adotar o rodízio completo no elenco. Nas últimas semanas, o treinador dividiu o grupo rubro-negro em dois: um time para a disputa das Copas e outro para o Brasileirão.

Flamengo e São Paulo são os únicos nesta maratona

O único adversário que vive problema similar ao Flamengo é o São Paulo, que também está vivo em três torneio e completará 100 dias sem descanso. A diferença é que o Tricolor está na semifinal da Sul-Americana, enquanto o Rubro-Negro disputa a Libertadores.

Atlético-GO e Athletico faziam parte deste grupo até a última semana, quando foram eliminados da Copa do Brasil por Corinthians e Flamengo, respectivamente. As duas equipes, portanto, terão este meio de semana livre para treinos.

Eliminado da Libertadores há duas semanas, o Corinthians vive os últimos dias de maratona. A equipe paulista entra em campo nesta quarta-feira, mas sabe que terá a semana sem jogos após o duelo contra o Bragantino, na próxima segunda.

Palmeiras e Fluminense, principais rivais do Flamengo na briga pelo título do Brasileirão,  não vivem problema similar. Os clubes foram eliminados da Copa do Brasil e Sul-Americana, respectivamente, e tiveram semanas livres recentemente.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter