Flamengo reencontra Athletico-PR, e Sampaoli busca equilíbrio defensivo para voltar a vencer no Brasileirão

Rubro-Negro foi o time que mais sofreu gol entre todos que disputam a primeira divisão nacional (35), oito deles sob o comando do técnico argentino

image_placeholder-1-aspect-ratio-512-320
Jorge Sampaoli fará seu sexto jogo no comando técnico do Flamengo (Mauro Pimentel/AFP)

Escrito por

O Flamengo volta suas atenções para o Brasileirão e reencontra um adversário bem conhecido da torcida: o Athletico-PR. Os times protagonizaram a decisão da última edição da Copa Libertadores, e a equipe carioca levou a melhor, em Guayaquil, no Equador. Desta vez, a realidade é bem diferente, e Jorge Sampaoli vai para sua sexta partida no comando. Porém, ainda tenta encontrar o equilíbrio para fazer o Rubro-Negro progredir. 

+ Confira a tabela do Campeonato Brasileiro

Uma das preocupações gira em torno do sistema defensivo, que tem sido vazado com frequência. Nos cinco jogos com o argentino à beira do campo, a equipe sofreu oito gols, com uma média de 1,6 por jogo. Número que preocupa para quem pretende disputar os principais títulos da temporada. 

Além disso, o Rubro-Negro é a equipe que mais sofreu gols entre todos os times da primeira divisão em 2023 (35, no total, segundo dados do 'Sofascore'). É preciso ponderar que boa parte desses tentos ocorreram durante a passagem de Vítor Pereira. O português teve um trabalho desastroso e perdeu os cinco títulos do primeiro trimestre (Mundial  Supercopa, Recopa, Taça Guanabara).

+ Flamengo quita última parcela de empréstimo e encerra sua dívida bancária; veja como isto pode contribuir para o clube

No entanto, o esquema com três zagueiros proposto pelo argentino tem se mostrado ineficiente. Na verdade, o treinador ainda não encontrou o equilíbrio defensivo necessário, e a zaga tem ficado exposta. Com a tradicional linha de quatro atletas, a defesa se comportou melhor diante do Racing, mas ainda está longe do ideal.

EM FASE ARTILHEIRA, ZAGUEIRO VOLTA A ENFRENTAR EX-CLUBE

Léo Pereira Flamengo
Léo Pereira é o principal destaque da defesa do Flamengo na temporada (Marcelo Cortes/Flamengo)

Entre os zagueiros, quem melhor tem desempenhado a função e agradado os torcedores é Léo Pereira. Depois de oscilar e ser muito criticado por parte da torcida, o defensor deu a volta por cima e se firmou no setor. Mas precisa também da evolução do conjunto, algo que Sampaoli tem buscado.

+ Pedro, do Flamengo, sofre entorse no tornozelo esquerdo e está fora do jogo contra o Athletico

Neste domingo, o camisa 4 volta a encontrar o Furacão, time pelo qual se destacou antes de embarcar para o Rio de Janeiro. Em solo paranaense,  o zagueiro tomou conta da posição ao dar segurança ao setor. Além disso, teve uma fase artilheira com nove gols, cinco de cabeça. Inclusive, estufou a rede do seu atual clube quando ainda defendia o Athletico no jogo de ida das quartas de finais da Copa do Brasil 2019.

No clássico do último domingo, Léo Pereira estufou a rede de Lucas Perri duas vezes, com bom posicionamento no primeiro e uma cabeçada certeira, no segundo. Na base, o atleta chegou a se aventurar como meia no Trieste, de Curitiba, mas com a alta estatura e força física encontrou nos desarmes e interceptações seu verdadeiro ofício: zagueiro.

+ Flamengo volta a ter ‘quarteto mágico de 2019’ depois de quase um ano e confia na evolução após retorno de dupla

Por fim, o time carioca volta a atuar no gramado sintético da Arena da Baixada, que foi criticado recentemente por Gabigol. Sampaoli não terá Gerson e Pedro, ambos lesionados, assim como David Luiz, poupado. Varela, Matheusinho, Filípe Luís e Bruno Henrique também não estarão em campo. Mesmo com os desfalques, terá que mostrar a força do elenco para ser competitivo e voltar com os três pontos na bagagem. 

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter