Cinco coisas que o Flamengo precisa ajustar para jogo contra o Fluminense

O Lance! preparou uma lista de itens para colocar 'ordem na casa' do Rubro-Negro

arrascaeta-treina-com-o-grupo-Flamengo-scaled-aspect-ratio-512-320
Flamengo se prepara para jogo contra o Fluminense (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

Escrito por

Na próxima quinta-feira (01), Flamengo e Fluminense vão se enfrentar pelo segundo jogo das oitavas de final da Copa do Brasil. Para vencer o Tricolor e garantir a classificação para a próxima fase, o Rubro-Negro precisa ajustar algumas questões internas, e a reportagem do Lance! elaborou uma lista de cinco itens para 'arrumar a casa' do Fla.

1 - Crise interna: o ponto de partida para o Flamengo ajustar antes de enfrentar o Fluminense se chama bastidores. Em meio às polêmicas e recentes acontecimentos que deixaram o Ninho do Urubu/Gávea com ambiente conturbado, aparar as arestas e voltar a 'falar a mesma língua' apesar das diferenças é o primeiro passo rumo ao sucesso

2 - Meio-campo: dentro das quatro linhas, um dos maiores problemas do Flamengo nos últimos jogos foi o setor de criação (ou a falta dele). Isso porque, o Rubro-Negro não pôde contar com suas duas 'cabeças pensantes' no quesito jogadas: Arrascaeta e Everton Ribeiro. A ausência dos atletas gerou transtornos ao Fla, mas tudo indica que, para enfrentar o Fluminense, o cenário será diferente. Isso porque, o uruguaio se recuperou bem dos problemas físicos, treinou normalmente com o elenco durante a semana e deve voltar à titularidade. Já o camisa 7 segue em tratamento e tem poucas chances de ser relacionado.

Todos os jogos do Brasileirão você encontra no Prime Video. Assine já e acompanhe o seu time do coração!

3 - Ataque: sem criatividade suficiente no meio campo, o ataque se viu prejudicado, porque a bola praticamente 'não chega' até lá. Quando as jogadas se desenrolam, é a efetividade que vira o problema. Nas últimas partidas, jogadores do setor ofensivo não conseguiram aproveitar as oportunidades, e o Flamengo ficou na mesmice do 'arame liso', que não oferece perigo algum. Contra o Fluminense e em jogo que vale classificação, é indispensável que os atacantes tenham melhores tomadas de decisão e maior precisão nas finalizações.

4 - 2º tempo: sim, os 45 minutos finais têm sido o calcanhar de Aquiles do Rubro-Negro nas últimas atuações. A equipe de Jorge Sampaoli, mesmo com problemas de efetividade, registra apresentações de até certo destaque no primeiro tempo, mas a volta do intervalo é um dos pontos mais prejudiciais do time. O elenco sofre com uma queda brusca de rendimento e não consegue manter a pressão/intensidade na etapa inicial. Questão física é alerta.

5 - Emocional: o bom e velho tema que precisa ser tratado com mais carinho pelo Flamengo. O clube, hoje, não conta com um psicólogo para auxiliar os atletas, e muitos foram os exemplos de falta de controle mental para lidar com situações adversas durante a temporada. Para a decisão contra o Fluminense, o Fla precisa entrar focado e não pode se dar ao luxo de 'cair na pilha' do time adversário. O controle emocional pode ser determinante para o resultado do confronto.

+ Veja tabela da Copa do Brasil

Com os detalhes ajustados, a tendência é que o Flamengo consiga fazer uma boa apresentação contra o Fluminense. Isso porque, se voltarmos ao primeiro duelo das oitavas de final, o time de Jorge Sampaoli teve atuação muito superior ao de Fernando Diniz, mas faltou efetividade e 'capricho' para sair à frente no marcador. Com tudo igual no placar e a decisão em aberto, o Fla terá o mando de campo e o apoio da massa rubro-negra ao seu 'favor' para buscar a classificação.

A bola vai rolar para Flamengo e Fluminense nesta quinta-feira (01), no Maracanã, às 20h (horário de Brasília). A partida terá transmissão ao vivo do SporTV, e você acompanha o tempo real da partida com o LANCE!

circulo com pontos dentroTudo sobre

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter