Na 'contramão' da CBF, Bandeira foi procurado por outros clubes do Brasil
Ex-presidente do Flamengo afirma ter sido procurado por dirigentes de todo país, inclusive do Rio de Janeiro, mas descarta assumir qualquer tipo de cargo em outro clube do país

O sucesso em campo, com títulos, e a grande capacidade de investimento do Flamengo fazem com que o clube da Gávea seja visto como exemplo de reestruturação e reorganização por diversos clubes no Brasil. O ex-presidente Eduardo Bandeira de Mello, que comandou a "revolução" feita no Rubro-Negro - nas palavras do próprio dirigente em entrevista ao LANCE! - a partir de 2013, diz ter sido procurado por vários dirigentes de clubes brasileiros, mas descartou a possibilidade de assumir cargos nos rivais cariocas, por exemplo.
De acordo com Bandeira de Mello, há torcedores e dirigentes botafoguenses, tricolores e vascaínos capazes de conduzirem os respectivos clubes a boas gestões. Se colocando na "contramão" da governança do futebol brasileiro, o ex-presidente do Flamengo, contudo, afirma que jamais se negará a conversar e ajudar qualquer dirigente que o chame, assim como foi ajudado quando assumiu o cargo no Rubro-Negro.
- Muita gente me procura informalmente. Eu converso. Muita gente me ajudou enquanto eu estava na presidência do Flamengo, conversei com muitos dirigentes que me ajudaram. Não vejo problema nenhum. Mas, agora, falam, por exemplo, que eu poderia trabalhar no Botafogo. Eu não vou trabalhar no Botafogo porque sou Flamengo. Não apenas nos rivais do Rio. Tenho vários amigos botafoguenses, tricolores, vascaínos que têm amplas condições de chegarem lá e fazerem bons trabalhos. Não precisam de mim, mas conversar, ajudar, eu jamais vou me negar. A governança do futebol brasileiro é algo que eu posso ajudar muito, mas estou na contramão. Considero uma vergonha nossas entidades de administração do esporte, e acho que, assim como o Flamengo tinha 40 milhões de torcedores para dar exemplo, o Brasil tem 200 milhões de pessoas para dar exemplo e, infelizmente, o futebol brasileiro é extremamente mal gerido do ponto de vista ético e moral. Esse tipo de coisa eu poderia ajudar, mas ninguém quer que eu ajude - afirmou Bandeira de Mello.
'Clubes, em caráter oficial, apenas o Joinville. Estive lá. Agora vários dirigentes me chamaram, mas não citarei nomes porque isso pode os tornar malditos em seus clubes. Do Rio ou de outros estados, mesmo enquanto eu era presidente do Flamengo', afirmou Bandeira de Mello.
Durante sua gestão, Eduardo Bandeira de Mello foi uma das vozes entre os presidentes da Série A que "bateu de frente" com a CBF, liderando, por exemplo a criação da Primeira Liga. Já na última eleição da entidade, em abril de 2018, o Flamengo foi um dos três clubes que não votou em Rogério Caboclo, candidato único e atual presidente da CBF.
Na entrevista ao L!, o ex-mandatário rubro-negro falou sobre a "luta" com a CBF durante os seus mandatos.
- A CBF tem pessoas extremamente qualificadas lá dentro, inclusive amigos meus. A questão não é um problema com as pessoas, mas acho que o modelo está errado. A governança está totalmente errada. Acho que isso não é um bom exemplo. Além de ter burlado a vontade do legislador e mudado a assembleia geral da entidade foi uma vergonha e desnecessário. O atual presidente (Rogério Caboclo), que é um bom executivo, teria sido eleito da mesma maneira se fossem 40 votos dos clubes e 27 das federações. Vários clubes seguem as orientações das federações. Não teria nenhum tipo de problema para ele ser eleito e seria eleito com muito mais legitimidade. Acho ele um bom executivo, já o falei isso. Ele pediu para eu votar nele, eu disse que não, apesar de não ter nada contra pessoalmente ou profissionalmente, e sim por uma questão de coerência. Foram só dois clubes que não votaram (o Fluminense se absteve, o Corinthians votou em branco e o Athletico não compareceu) - disse.
Após acompanhar a final da Libertadores em Lima, Eduardo Bandeira de Mello embarca neste domingo para Doha, no Qatar.
— Matheus Dantas (@matheusdantasfr) December 11, 2019
Amanhã, em parceria com @lazlodalfovo, tem entrevista com o ex-presidente no @lancenet e no Diário LANCE!. #lanceFLA pic.twitter.com/oyOD3SUl4K

Flamengo
Flamengo vive semana decisiva por Thiago Almada após fim da Copa do Mundo
Há 5 minutos
Futebol Nacional
Brasileirão 2026: veja chegadas e saídas da Série A
Há 40 minutos
Fora de Campo
Harmonização facial de Vini Jr: veja antes e depois do jogador
Há 3 horas
Flamengo
Flamengo retorna com problemas físicos e sem reforços após Copa do Mundo
Há 4 horas
Copa do Mundo 2026
Jesus faz revelação sobre a Seleção e diz que convocaria astro do Flamengo
Há 13 horas
Flamengo
Flamengo aprova novo patrocinador no uniforme
Há 14 horasMais LANCE!

Flamengo receberá R$ 35 milhões com venda de João Gomes para o Aston Villa

Botafogo anuncia contratação de Gabriel Batista, ex-Flamengo

Europeus enaltecem fase de Samuel Lino no Flamengo: 'Seu lugar'

Thiago Almada no Flamengo pode resolver problema do Atlético de Madrid, diz jornal

Torcedores de Flamengo e Botafogo repercutem acessório de Almada na Copa

Na mira do Flamengo, Almada usa caneleira de título do Botafogo na final da Copa

Alex Sandro renova contrato com o Flamengo até 2027; veja detalhes

Flamengo confirma lesão de Luiz Araújo e atualiza situação de Lucas Paquetá

DM vira foco de atenção no Flamengo antes de retorno no Brasileirão

Amistoso entre Flamengo e Olímpia liga alerta de torcedores: 'Vamos melhorar'

Fã de Alcaraz, Léo Ortiz, do Flamengo, elogia João Fonseca

Análise: Flamengo fecha intertemporada em alta e deixa ótimos sinais para a sequência

Jardim cita reforços e liga alerta para lesões no Flamengo: 'Nosso plantel não é grande'



