O mercado de quase US$ 1 bilhão dos eSports

Jogos eletrônicos como Counter Strike e Dota 2 premiam seus jogadores com valores que ultrapassam os milhões de dólares<br>

Um torneio de Dota 2, na Europa
Um torneio de Dota 2, na Europa (Dmitriy Kuznietson/Divulgação)

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Valores de premiação astronômicos, jogadores reconhecidos mundialmente e um mercado de apostas que cresce a cada ano. O mundo do eSports deixou de ser, há muito tempo, coisa de criança. As Overwatch betting, do jogo Overwatch, é, ao lado de jogos como Dota2, Counter-Strike: Global Offensive e League of Legends uma febre entre jovens e adultos, jogadores ou não.

Para se ter uma ideia da magnitude das plataformas eletrônicas, essas ligas movimentaram 906 milhões de dólares (cerca de R$ 3,6 bilhões), no ano passado, incluindo patrocínios, prêmios, publicidade, direitos de mídia, mercadorias e ingressos. Esse valor representa um aumento de 38% em relação ao ano passado, segundo uma pesquisa da empresa Newzoo, em reportagem publicada pelo jornal norte-americano Washington Post.

A publicação também aponta que as apostas globais em eSports foram projetadas em US$ 6,7 bilhões (R$ 26 bilhões) em 2018, segundo relatório da empresa de análise de software Narus e da empresa de pesquisa Eilers & Krejcik Gaming. Os valores milionários que envolvem o negócio eSports tem se refletido nas premiações pagas aos atletas e às equipes vencedoras. No ano passado, por exemplo, a London Spitfire, vencedora da Overwatch League, levou para casa 1 milhão de dólares (cerca de R$ 4 milhões). Aqui no Brasil, o Campeonato Brasileiro de Counter Strike Global Offensive vai ter premiação e bônus de participação que somam R$ 800 mil por ano.

Por falar em Brasil, um dos principais jogadores de CS do mundo é Gabriel FalleN. Ele ostenta mais de 900 mil seguidores no Twitter, 780 mil no Instagram e, até novembro do ano passado, já tinha ganho 849 mil dólares (R$ 3,1 milhões) em premiações, com apenas 28 anos. Apesar do sucesso, o brasileiro está bem atrás de duas estrelas do Dota2. Aos 26 anos, o dinamarquês Johan Sundstein já recebeu, segundo o site Esports Earnings, 6,8 milhões de dólares (R$ 28 milhões). O Membro-fundador da OG começou a jogar Dota 2 em 2012 e seu apelido é “N0tail”. 

Companheiro de N0tail na OG, Jesse Vainikka já recebeu 6,4 milhões de dólares (R$ 25 milhões) atuando nos esportes eletrônicos. Nascido na Finlândia, o jovem de 27 anos começou a jogar aos 20 anos. Para receber os mais de seis milhões de dólares, ele já atuou em 64 torneios. Segundo o EsportsEarning, “Finland JerAx”, como é conhecido, está na segunda posição do ranking mundial de Dota 2.

Segundo site Venture Beat, algo que pode aumentar os valores arrecadados nos eSports são as apostas virtuais. As estimativas de crescimento apontam para mais de 16 bilhões de dólares (cerca de R$ 50 bilhões) nos próximos anos. Ainda segundo o site, a proposta em apostar nos jogos de eSports está não só na possibilidade de ganhar dinheiro, mas de aumentar o número de torcedores que acompanham jogos como Counter Strike, Overwatch, League of Legends, entre outros. Um relatório de 2013 da rede britânica BBC estimou as apostas globais de futebol para 2018 ficariam em torno dos 49 bilhões (cerca de R$ 180 bilhões). Já no mercado de eSports, considerando apostas legais e ilegais, o mercado de jogos eletrônicos pode movimentar até 70 bilhões de dólares (em torno de R$ 290 bilhões).

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