Para manter tabu e liderança, Majestoso tem sabor especial para o Corinthians

Por outro lado, Timão precisará vencer um clássico pela primeira vez desde a chegada do seu atual treinador

São Paulo x Corinthians
Neste domingo (22), o Timão voltará a enfrentar o São Paulo após dois meses (Foto: Rodrigo Coca/Ag.Corinthians)

Escrito por

Neste domingo (22), o Corinthians enfrenta o São Paulo pela terceira vez na temporada, mas diferentemente das outras duas ocasiões, pelo Campeonato Paulista, agora o Timão recebe o Tricolor na Neo Química Arena, onde nunca foi derrotado no Majestoso.

> GALERIA - Relembre a sequência invicta do Corinthians contra o São Paulo na Neo Química Arena

> TABELA - Confira a tabela do Brasileirão e simule os próximos jogos

O confronto deste fim de semana será válido pelo Campeonato Brasileiro, no qual o clube alvinegro é líder e tem a manutenção da primeira colocação como um desafio que vai além do clássico.

Além disso, caberá ao Corinthians mostrar que, diferentemente do ditado popular, tabus também são feitos para serem mantidos. Isso porque o Time do Povo nunca foi derrotado pelo São Paulo na sua Arena.

Desde a inauguração do estádio em Itaquera, no ano de 2014, o Timão recebeu o Tricolor 12 vezes e não sabe o que é perder. São nove vitórias corintianas e três empates.

Entre os triunfos está a segunda maior goleada do Neo Química Arena, no 6 a 1 do Corinthians pela 36ª rodada do Brasileirão de 2015, no dia 22 de novembro daquele ano, quando o time alvinegro já tinha confirmado o título e levantaria a taça no clássico.

Esse resultado só foi superado pelo 6 a 0 que a equipe do Parque São Jorge aplicou no Cobresal, do Chile, na Libertadores da temporada seguinte.

O Timão também decidiu campeonato na Arena contra o São Paulo, vencendo o Paulistão de 2019 por 2 a 1, em Itaquera, e levantando a taça, já que a partida de ida, no estádio do Morumbi, havia encerrado sem gols. Esse jogo em questão, inclusive, é até hoje o maior público do local, com 46.481 pessoas.

Com os dados acima, a expectativa é boa, mas há um problema: o retrospecto da ‘Era Vítor Pereira’ em clássicos, principalmente contra o time da zona sul paulista.

O treinador enfrentou o Tricolor na sua estreia pelo Timão, jogo válido pela décima rodada do Paulistão deste ano, no dia 5 de março, e foi derrotado por 1 a 0, com um gol sofrido no primeiro minuto de jogo.

Vinte e dois dias depois, em 27 de março, as equipes voltaram a se encontrar, dessa vez pela semifinal da competição estadual, e o São Paulo voltou a vencer, na segunda ocasião por 2 a 1.

A partida em questão, inclusive, foi a que mudou a filosofia do técnico Vítor Pereira no comando corintiano. O treinador, que havia chego ao Corinthians um mês antes, deixou de utilizar o que entendia como melhor força técnica ao Timão para mesclar nível de futebol e desempenho físico no elenco, revezando a equipe jogo a jogo.

Essa conclusão ocorreu a Vítor após uma atuação muito fraca do time corintiano. A equipe tinha passado pela semifinal do Paulistão três dias antes, mas caiu tecnicamente por deficiência na parte física.

A partir daí, Corinthians e São Paulo não se enfrentaram mais. Desde então, o Timão só teve um clássico pela frente, que foi a derrota por 3 a 0 para o Palmeiras, pela terceira rodada do Brasileirão, a única do Timão até aqui na competição.

Mas confrontos diante adversários diretos não têm sido o grande trunfo do atual Corinthians, já que foram quatro derrotas em quatro jogos sob o comando de VP.

Com isso, o desafio do Corinthians é duplo: manter a boa condição corintiana contra os são paulinos em casa e derrubar a má fase em confrontos diante dos outros grandes paulistas, vencendo.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter