Bando de Loucos

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

No Maracanã, Corinthians fez o que pôde em ‘campeonato’ que não é o seu

Derrota por 2 a 1 para o Flamengo é normal diante da enorme diferença entre os clubes atualmente. Atuação corintiana foi digna e dentro daquilo que sua limitação permite

Corinthians teve atuação digna no Maracanã diante de adversário de outro nível (Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians)
Escrito por

Caso o Corinthians tivesse tomado outra goleada, como o 5 a 1 para o próprio Flamengo, no primeiro turno, ou o 4 a 0 para o Palmeiras, esse texto poderia começar falando de mais um "choque de realidade" do time, mas não foi o caso. A derrota por 2 a 1, no Maracanã, mostrou uma atuação digna dos corintianos, que foram inteligentes e souberam competir com o vice-líder.

TABELA
> Veja classificação e simulador do Brasileirão clicando aqui

GALERIA
> Ranking de clubes da Conmebol é atualizado. Confira a posição do seu time!

O que podemos dizer, definitivamente, é que enfrentar Flamengo, Palmeiras e outros dessa parte da tabela e desse patamar elevado dentro e fora de campo, não é o campeonato do Timão, então perder esses jogos não é um fracasso, não é de se lamentar, mas sim é preciso encarar como algo natural neste momento. O que não se pode admitir é não buscar os elementos necessários para ter uma atuação do nível que o elenco permite no contexto atual.

Diante do material humano que Vagner Mancini tem nas mãos, ele fez que foi possível para encarar o Flamengo, o que quer dizer que ele soube respeitar as virtudes do adversário e, acima de tudo, as fragilidades de seu próprio time. Abrir o jogo e dar espaço para Gabigol e companhia seria suicídio, como foi no primeiro turno e como foi no Allianz Parque, contra o Palmeiras. Essas lições, definitivamente foram aprendidas e, não devem ser repetidas nesta reta final.

Quem tinha a responsabilidade de criar era o Fla, e o Corinthians deu essa missão ao adversário, mas vendeu caro as bolas na rede e quase complicou a situação do vice-líder com o gol de empate e outras chances criadas que poderiam gerar a virada no Maracanã. Não foi possível, os comandados de Rogério Ceni, com toda a dificuldade, usaram da individualidade e venceram.

Seria uma história maravilhosa de superação, de dignidade e de lições aprendidas, não fosse o fato de a derrota ter complicado demais a situação do Timão na luta por uma vaga na Copa Libertadores. Acontece que, como dissemos, enfrentar o Flamengo não é o campeonato do Corinthians, mas a vitória passou a ser necessária após tropeços na real competição alvinegra.

Os tropeços em casa para adversários diretos como o Red Bull Bragantino (derrota por 2 a 0) e o Athletico-PR (empate em 3 a 3), além do revés para o Bahia, por 2 a 1, fora de casa, são os jogos que Vagner Mancini e seus jogadores precisam lamentar. Esses sim são duelos em que a vitória era obrigatória diante do objetivo que o clube tem para este Brasileirão-2020.

Caso o Corinthians não consiga a tão sonhada vaga no torneio continental, serão essas as partidas que prejudicaram a conclusão da arrancada com Mancini. Resta agora buscar vitórias contra Santos (confronto direto) e Vasco (brigando contra o rebaixamento), para chegar na última rodada enfrentando o Internacional mirando mais uma atuação digna contra os líderes da tabela.