Com Guilherme adiantado, Timão se acerta ofensivamente em série ruim

Corinthians chegou a cinco jogos sem vencer, mas foi diante do Vitória que mais acertou finalizações. Nesta partida, mesmo com derrota, nova postura tática chamou atenção

Guilherme
Camisa 10 do Corinthians voltou ao time titular em nova função e deu uma assistência (Foto: Agência Corinthians)

Escrito por

O Corinthians já não vence há cinco partidas nesta temporada, tendo lamentado empates diante de Osasco Audax (Paulistão), Nacional (URU) (Libertadores, duas vezes) e Grêmio (Brasileirão), além de uma derrota por 3 a 2 em compromisso neste domingo, no Barradão, contra o Vitória, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Apesar do resultado negativo, a partida na Bahia foi a que o Timão mais acertou finalizações em toda esta sequência negativa, com oito conclusões certas e seis erradas.

Anteriormente, os números haviam sido os seguintes: uma certa e 15 erradas contra o Grêmio, sete certas e 11 erradas no segundo jogo contra o time uruguaio, nenhuma certa e cinco erradas no país vizinho, também pela Libertadores, e sete certas com 11 erradas na partida que resultou a eliminação no Paulistão. Em resumo, o Corinthians ter passado longe do alvo foi uma das razões para as eliminações no Estadual e no torneio continental e também o mau início no Brasileirão, foco único pelo menos até a segunda quinzena de agosto, ocasião prevista para as oitavas de final da Copa do Brasil.

Curiosamente, a partida em que o Corinthians mais acertou finalizações nesta sequência ruim da temporada foi a primeira com a aplicação de uma nova postura tática: o 4-2-3-1 nos lances ofensivos, com a tradicional linha de quatro atrás, Bruno Henrique ao lado de Elias, este jogando mais recuado, Marquinhos Gabriel, Guilherme e Giovanni Augusto dividindo funções criativas e André enfiado no ataque. No primeiro tempo, o Timão produziu diversas chances de gol e acertou o pé duas vezes, em chegadas dos laterais Uendel e Fagner. No intervalo da partida no Barradão, Guilherme viu com bons olhos a alteração de seu posicionamento.

- Pelo que temos treinado, nos empenhado e posto a prova, a nova postura está dando certo. Essa aproximação à frente era o que eu precisava, até pelas minhas características, e por isso criei as melhores chances de gol - disse o camisa 10, que ficou fora da equipe três jogos seguidos e retornou justamente contra o Vitória.

Tite concordou com a visão de Guilherme após a partida e dificilmente realizará mudanças para enfrentar a Ponte Preta na próxima quinta-feira, na terceira rodada do Brasileirão. As únicas alterações serão por obrigação: Balbuena e Elias se apresentam para a disputa da Copa América e devem ser substituídos por Vilson e Rodriguinho. 

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter