Bando de Loucos

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Há 18 anos, Corinthians encaminhava 25º título paulista

No dia 16 de março de 2003, Timão batia o São Paulo por 3 a 2 e encaminhava conquista estadual

Valeu tudo pra Gil na conquista do título paulista em 2003 (Foto: Nelson Almeida/Lancepress!)
Escrito por

O primeiro jogo da final do Campeonato Paulista de 2003 completa maioridade nesta terça-feira (16). Há 18 anos, o Corinthians garantia a primeira das duas vitórias nos jogos  finais do Estadual e encaminhava o seu 25º título da competição. 

>> Veja a tabela do Paulistão e simule os próximos jogos

No estádio do Morumbi, mas com mando corintiano, o Timão, do técnico Geninho, foi escalado para aquela partida com: Doni; Rogério, Fábio Luciano, Ânderson e Kleber; Fabinho, Vampeta e Jorge Wagner; Leandro (Renato Abreu), Gil e Liédson. 

Do outro lado, o Tricolor, que era dirigido por Oswaldo de Oliveira, campeão do mundo com o Corinthians três anos antes, tinha nomes como Rogério Ceni, Julio Batipsta, Ricardinho, Kaká, Luís Fabiano, entre outros, além de chegar a decisão com a melhor campanha do Paulistão até o momento. 

Moral pra decisão 

Porém, se por um lado o São Paulo tinha o trunfo do melhor aproveitamento, o Timão chegou a decisão após eliminar o seu arquirrival, Palmeiras, na semifinal, enquanto o time do Morumbi havia deixado pra trás a surpreendente Portuguesa Santista, de Souza e Rico, que no mesmo defenderiam a camisa são paulina. 

Tanto corintianos, quanto são paulinos haviam terminado na segunda colocação dos seus grupos na primeira fase, o Tricolor ficando atrás da Briosa, já o Corinthians do São Caetano. 

Nas quartas de final, o time do Parque São Jorge deixou pra trás o União Barbarense, já a equipe do Morumbi eliminou o Santo André. 

Primeiro jogo da final 

Sob o olhar de mais de 46 mil torcedores, o Timão saiu na frente aos 29 minutos do primeiro tempo, com o lateral Rogério convertendo pênalti. No entanto, quatro minutos depois o São Paulo empatou com Luís Fabiano. 

Chegou a etapa final, o equilíbrio se manteve. Aos 23 minutos, o zagueiro Fábio Luciano aproveitou levantamento de Jorge Wagner para recolocar os corintianos na frente, mas menos de 10 minutos depois os são paulinos retomaram a igualdade no marcador, com Reinaldo. 

Contudo, o gol da vitória ficou por conta de Gil, que entrou para as graças da Fiel Torcida dando números finais aos primeiros 90 minutos da decisão. 

Confirmação do título 

O Corinthians sacramentaria a conquista do Paulistão seis dias depois, em 22 de março de 2003, novamente no estádio do Morumbi, dessa vez mais cheio, com 71.732 pessoas. 

Com mando do São Paulo, o show foi do corintiano Jorge Wagner, que foi às redes duas vezes. O Timão abriu 2 a 0 ainda no primeiro tempo, com Liédson e Jorge. Na etapa final, o Tricolor empatou, com tentos anotados pelo centroavante Luís Fabiano e o lateral-esquerdo Fabiano. No entanto, aos 43 minutos do segundo tempo, Jorge Wagner confirmou o título do Timão.