Titular? Van Gaal dá dicas e prepara Xavi Simons para atuar pela Holanda na Copa do Mundo

Meia do PSV Eindhoven foi convocado como aposta do treinador holandês, por ter apenas 19 anos de idade

Xavi
Xavi Simons tem treinado forte pela Holanda no Qatar (Foto: Reprodução/ Twitter)

Escrito por

A Holanda decide a vida na Copa do Mundo nesta terça-feira, diante do Qatar, pela terceira rodada do Grupo A. A semana foi repleta de mudanças na Laranja, já que as performances nas duas primeiras jornadas não agradaram. Uma delas pode ser a entrada do jovem Xavi Simons, ex-Barcelona e PSG. O meia tem a confiança de Van Gaal, que comentou sobre o jogador em entrevista coletiva. 

Nesta segunda-feira, Xavi Simons recebeu muitos elogios de Van Gaal. Além de confirmar a qualidade do meia de 19 anos, o treinador da seleção holandesa fez questão de revelar que a chance como titular está próxima. De acordo com o comandante, o foco é justamente nos atletas que têm potencial de melhora. 

- Por acaso, disse a Xavi que ele poderia dar um passo. Depende da partida se haverá troca. Também depende de como o adversário joga. Treinamos uma vez por dia. Então posso ver, entre outras coisas, se ele mostra coragem ou não. Eu vejo um desenvolvimento ascendente, em sua totalidade. Ele tenta realizar o que lhe pedimos. Nos treinos também estou mais focado neste tipo de jogadores do que nos jogadores que já conheço bem - disse Van Gaal. 

O meia do PSV Eindhoven é um dos jogadores mais jovens desta Copa do Mundo. Com 19 anos, no entanto, ele tem rodagem por grandes clubes da Europa. Destaque da base do Barcelona e titular em algumas partidas no PSG, de Neymar, Messi e Mbappé, Simons despontou na equipe holandesa e, por isso, foi convocado. 

VEJA NÚMEROS DE XAVI SIMONS NA TEMPORADA

22 jogos (19 como titular)
10 gols
3 assistências
0,59 média de participação

Xavi Simons
Xavi Simons é uma das grandes promessas do futebol mundial (Olaf Kraak / AFP)

COMO FICA O ESQUEMA DE VAN GAAL?

Se optar por escalar Xavi Simons, Van Gaal adotará um esquema mais ofensivo do que nas últimas partidas. O treinador já comentou que manterá o 5-3-2 dos duelos contra Senegal e Equador, mas o meia pode dar maior profundidade à equipe. Com dois volantes, De Jong e Koopmeiners, e o jogador na criação, a Holanda pode ter um ataque mais eficiente. 

O setor ofensivo foi justamente o maior alvo de críticas nas primeiras duas partidas da Copa do Mundo. Bergwijn e Jansenn não foram bem, e Memphis Depay não está 100% para atuar os 90 minutos. Sobrou para Cody Gakpo, companheiro de Simons no PSV, comandar o ataque com dois gols em dois compromissos pela Laranja. 

Com Simons na escalação e repetindo a formação do último duelo, diante do Equador, a Holanda entraria em campo com a seguinte equipe: Noppert, Van Dijk, Timbers e Aké; Dumfries, Blind, Koopmeiners, De Jong e Xavi Simons; Bergwijn e Cody Gakpo. 

A Holanda enfrenta o Qatar nesta terça-feira, às 12h (de Brasília), no Estádio Al Bayt, em Doha. Se vencer, a Holanda confirma a classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo e, de quebra, fica muito próxima do primeiro lugar do Grupo A. A liderança depende da outra partida da chave, entre Senegal e Equador, no mesmo horário.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter