Holanda ‘foge’ de lesões na Copa do Mundo com preparação forte e cuidado de Van Gaal

Ao contrário de outras seleções, a Laranja ainda não teve nenhum jogador contundido no Qatar

Van Gaal - Holanda
Van Gaal tem o elenco completo à disposição desde o início da Copa do Mundo (Alberto PIZZOLI / AFP)

Escrito por

Ao contrário de outras seleções, como Brasil, França e Argentina, a Holanda não sofreu nenhum corte por lesão nesta Copa do Mundo. O 'segredo' holandês vai muito além da sorte, com quem se deve contar, já que a preparação de Van Gaal foi forte. Os olhos do treinador estão atentos, para evitar que a Laranja seja prejudicada como os conjuntos citados. 

Inicialmente, a Holanda poderia ter um desfalque de peso para a Copa do Mundo. Em setembro, Memphis Depay, grande referência holandesa no ataque, sofreu uma lesão na coxa quando atuava pela própria Laranja. Ele não entrou em campo pelo Barcelona no período e, no início de novembro, fez trabalhos específicos para se recuperar.

O esforço do departamento médico holandês deu certo, e o atacante esteve em condições de jogo na fase de grupos, embora não tenha conseguido iniciar as duas primeiras partidas. O trabalho de Van Gaal na gestão de grupos também é fundamental no assunto, já que manteve Depay ciente de toda a movimentação ao longo da preparação. 

+ Zagueiros da Holanda retornam aos treinos, mas Van Gaal pode ter problema no meio-campo

Outros jogadores também tiveram problemas ao longo dos treinamentos, como Jeremie Frimpong, Stefan De Vrij e Noa Lang, mas a cautela foi grande. Nenhum deles permaneceu nos treinamentos após as pancadas e conseguiram retornar às atividades normalmente. De olho no que está acontecendo com as outras seleções, a Holanda montou uma fortaleza contra as lesões. 

Treino Holanda
A Holanda treinou normalmente nesta quinta-feira (KARIM JAAFAR / AFP)

A precaução de Van Gaal vai muito além dos treinamentos. Ao longo da fase de grupos, Van Gaal rodou o elenco e utilizou boa parte dos reservas nas partidas, especialmente quando esteve na liderança. O próprio time titular sofreu algumas alterações, embora tenham sido motivadas por nível técnico, como confirmado pelo próprio treinador. 

Se for a campo com a equipe que venceu o Qatar por 2 a 0 e fechou a fase de grupos com confiança, a Holanda entrará com: Noppert, Aké, Van Dijk e Timbers; Dumfries, Blind, De Jong, Koopmeiners e Klaasen; Gakpo e Depay. 

+ Eliminações da Holanda nas oitavas foram marcadas por confusões e cartões vermelhos; relembre


O próximo desafio da Holanda na Copa do Mundo será neste sábado, contra os Estados Unidos. Válida pelas oitavas de final, a partida acontecerá às 12h (de Brasília), no Estádio Internacional Khalifa, em Al Rayann. 

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter