Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Setembro agitado no Botafogo: fim do primeiro turno e sequência pesada

Eduardo Barroca terá contato com o fim do "segundo ciclo", equivalente ao término do primeiro turno do Brasileirão, e vai encarar semana cheia de jogos após um mês

Botafogo é o décimo colocado do Brasileirão (Foto: Vitor Silva/Botafogo)
Escrito por

O nono mês de 2019 chegou. Com setembro, também chegará o começo da decisiva reta final da temporada para o Botafogo, com o início do segundo turno do Campeonato Brasileiro e uma maior noção daquilo que a equipe de Eduardo Barroca pode alcançar dentro da competição. O treinador, é claro, fala que o objetivo é chegar à zona de Taça Libertadores, mas, para isto, ele e os jogadores terão que superar um mês com cinco jogos e uma sequência pesada.

O primeiro compromisso do Botafogo será no próximo domingo, dia 8, contra o Atlético-MG, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Estádio Nilton Santos. No sábado seguinte, o Alvinegro mede forças com o Ceará, no Castelão, no duelo que simboliza o fim do primeiro turno da competição. Com 23 pontos conquistados até aqui, a equipe de Eduardo Barroca ocupa a 10ª posição.

Com o segundo turno, o Botafogo também terá contato com a primeira semana lotada de jogos, com compromissos no meio e no fim da semana, desde julho, quando dividia as atenções entre Campeonato Brasileiro e Copa Sul-Americana, antes de ser eliminado pelo Atlético-MG, nas oitavas de final. O Glorioso vai encarar uma sequência de três partidas em oito dias, incluindo dois duelos fora de casa.

O fim do primeiro turno também simboliza o término do "segundo ciclo" do Campeonato Brasileiro, uma das quatro fases que Eduardo Barroca usou para dividir os compromissos do Botafogo dentro da competição. O ciclo inicial foi equivalente até a partida contra o Grêmio, antes do começo da Copa América, e o estágio seguinte corresponderá ao duelo diante o Cruzeiro, o primeiro após a competição internacional, até a partida contra o Ceará.

São Paulo, dia 21, Bahia, dia 25, e Fortaleza, dia 28. O primeiro será realizado no Estádio Nilton Santos e os outros dois longe do Rio de Janeiro. O final de setembro trará uma sequência de partidas complicadas, contra um time que está no G6 e outras diante de equipes fortes em seus domínios e que ocupam uma zona semelhante a do Botafogo na classificação.

Em busca de mudanças para potencializar a equipe, Eduardo Barroca terá, em setembro, três semanas cheias - com apenas partidas aos finais de semana - para trabalhar. Este período de treinamentos será colocado à prova na reta final do mês, com a forte sequência de três jogos em oito dias, algo que não ocorreu em agosto, que teve quatro semanas cheias.

Botafogo venceu duas partidas em agosto (Foto: Reprodução/Twitter)

Compromissos do Botafogo em setembro:
08/09 - Botafogo x Atlético-MG - 16h - Estádio Nilton Santos (18ª rodada)
​14/09 - Ceará x Botafogo - 21h - Arena Castelão (19ª rodada)
​21/09 - Botafogo x São Paulo - 11h - Estádio Nilton Santos (20ª rodada)
25/09 - Bahia x Botafogo - 17h - Arena Fonte Nova (21ª rodada)
28/09 - Fortaleza x Botafogo - 17h - Arena Castelão (22ª rodada)

Agosto de altos e baixos
Após desempenhos irregulares no período pós-Copa América, o Botafogo teve contato com a primeira vitória após a realização da competição entre seleções em agosto. A equipe de Eduardo Barroca, inclusive, alcançou dois triunfos seguidos, contra Avaí e Athletico Paranaense, na primeira metade do mês, o que não voltou a acontecer posteriormente.

O Botafogo termina o mês em baixa. Após as duas vitórias, o Alvinegro não voltou a conquistar um resultado positivo: um empate, contra a Chapecoense, em casa, e duas derrotas, para Corinthians e Internacional, ambas longe de seus domínios.

O resultado disto foi a estagnação do Botafogo na classificação do Brasileirão. O Glorioso iniciou o mês de agosto com 16 pontos conquistados, ocupando a décima colocação e com cinco pontos de distância para o primeiro clube no G6. No começo de setembro, o cenário é praticamente idêntico ao do período anterior: 23 pontos somados, 10ª posição e distância de quatro pontos para o Internacional, sexto colocado.

Por mais que tenha iniciado com duas vitórias e terminado com uma sequência de três partidas sem triunfar, agosto pode ser determinante para o Botafogo. Contra o Internacional, última partida do mês, Eduardo Barroca fez mudanças consideráveis na equipe - Diego Souza como meia e Marcinho mais avançado - e, com um desempenho satisfatório, isto pode virar rotina no futuro.