Sem Erik, maior parte dos ataques do Botafogo é pela esquerda; cenário pode ser positivo a Luiz Fernando
Após saída de jogador para o futebol asiático, criação ofensiva da equipe de Eduardo Barroca fica concentrada no lado esquerdo, setor de atuação do atacante

O Botafogo ainda tenta se reinventar após a saída de Erik para o futebol japonês. O atacante deixou o Glorioso sendo o artilheiro da equipe em 2019, com nove gols marcados, e, por consequência, deixou uma lacuna difícil de ser preenchida, dada sua importância para o esquema de Eduardo Barroca. Sem reforços confirmados, o treinador começa a explorar novas alternativas, e isto é visível pela postura da equipe nas partidas sem o atacante.
Com a presença de Erik, os ataques do Botafogo no Campeonato Brasileiro eram equilibrados, mas com maior tendência de nascerem pelo lado direito do campo, justamente a posição em que o novo jogador do Yokohoma Marinos atuava. Agora, o cenário mudou: o Glorioso tem a maioria de suas ações ofensivas vindas pela esquerda, o que pode ser benéfico para Luiz Fernando, atleta desta posição.
Luiz Fernando, até aqui, passa por uma temporada irregular, alternando bons jogos com atuações sem brilho. Mesmo assim, é um dos principais dribladores do atual elenco e um jogador de confiança para Eduardo Barroca. O novo 'direcionamento' do ataque do Botafogo, portanto, pode ser bom para o atleta de 22 anos, autor de dois gols na atual temporada.
Nas dez partidas do Botafogo no Brasileirão que Erik esteve em campo, a equipe de Eduardo Barroca teve, em média, 38% dos ataques nascendo pelo lado direito. A lacuna oposta foi responsável por 34,6% das ações e apenas 27,4% dos posicionamentos ofensivos nasceram a partir do centro do gramado. Os dados são do portal "WhoScored".
Sem o camisa 11, a relação é praticamente contrária. O Botafogo teve apenas três partidas sem Erik até aqui - nestas, 39% dos ataques foram posicionados no lado esquerdo, 26,6% pelo centro e 34,4% na direita. De toda esta relação, Luiz Fernando não iniciou a partida jogando pela parte esquerda do campo contra o Palmeiras, em maio.
Nas últimas duas partidas do Botafogo, diante de Flamengo e Avaí, porém, foi possível enxergar um aumento na participação de Luiz Fernando. Diante do Rubro-Negro, o atacante deu bons dribles, mas pecou nas finalizações. De qualquer jeito, os duelos representaram que o Alvinegro possui um novo setor de ataque 'favorito'.
Nas ocasiões em que o lado esquerdo foi o mais presente nos posicionamentos de ataque, o Botafogo marcou quatro gols, com uma média de 1,3 tentos por partida. Quando a direita foi o holofote ofensivo, o Glorioso balançou as redes em oito oportunidades, representando, em média, 0,8 gol por jogo.
O equilíbrio entre setores ainda é a marca da equipe de Eduardo Barroca, mas os números mostram que o treinador vem apostando na capacidade de um contra um de Luiz Fernando, que pode crescer neste novo cenário de ataques.

Botafogo
O que fez Tite aceitar o convite do Botafogo?
Há 1 hora
Futebol Nacional
'Fim do futebol': clubes da Série A defendem mercado regulado de bets no Brasil
Há 12 horas
Fora de Campo
Após eliminação, torcedores do Corinthians reagem à ida de Tite ao Botafogo
Há 14 horas
Botafogo
Tite celebra acerto e elogia projeto do Botafogo: 'Ambição'
Há 20 horas
Botafogo
AO VIVO: Botafogo apresenta Tite como novo técnico
Há 21 horas
Fora de Campo
PC Oliveira esclarece polêmica em jogo de quarta-feira (16)
Há 23 horasMais LANCE!

Tite no Botafogo: quais as missões do técnico no início do trabalho?

Botafogo vai acionar STJD contra CEO do Grêmio após fala sobre 'roubo'

Botafogo irá processar CEO do Grêmio após fala polêmica

Bellão celebra resultado do Botafogo em passagem de bastão a Tite: 'Momento de alegria'

Botafogo sofre, mas vence o Grêmio e respira no Brasileirão

Veja gols em Botafogo x Grêmio: Danilo e Montoro marcam

Forlán corta seis jogadores do Brasileirão da lista final do Uruguai

Botafogo tem mudanças para enfrentar o Grêmio, com estreante na zaga; veja time

Tite vai ao Nilton Santos assistir ao jogo do Botafogo contra o Grêmio

Tite é anunciado como novo técnico do Botafogo até 2028

Botafogo acerta contratação do técnico Tite

Botafogo reencontra Renato Gaúcho no Grêmio como adversário indigesto

Botafogo recebe o Grêmio em confronto direto para amenizar crise



