menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Revitalizado, muro de General Severiano tem tratamento especial

Torcedor do Botafogo, artista plástico explica mudanças nas pinturas

Loco Abreu assina muro do Botafogo (Reprodução)
imagem cameraO uruguaio Loco Abreu deixou a 'assinatura' no espaço reservado à sua imagem em muro  (Foto: Reprodução)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 14/11/2015
00:38
Atualizado em 14/11/2015
00:49

  • Matéria
  • Mais Notícias

Com novas pinturas, embolso e caricaturas de mais ídolos, o muro ilustrado de General Severiano passou por um processo de recuperação estrutural. O trabalho, iniciado em setembro, foi produzido por Tadeu Tnak (artista plástico e membro da torcida responsável pelo projeto). Lançado em 2008, o espaço retrata a história do Alvinegro em ordem cronológica. Sandro, Túlio Guerreiro, Gerson e Rildo são algumas das novidades na ilustração que já contava com Mimi Sodré, Didi, Garrincha e Nilton Santos, entre outros. Nesta sexta-feira, durante a visita de Loco Abreu à sede do clube, quem compareceu ao local pôde acompanhar uma prévia do que será a reinauguração da galeria.

- A ideia é da torcida Loucos Pelo Botafogo e começou em 2008. Está faltando o time de 95, já tem Gonçalves e Sérgio Manoel. As pinturas antigas eram feitas por mim e pelo Luis (outro membro da torcida). A técnica utilizada é o stencil, que consiste numa folha de papel vazada, que cola na parede - resume Tnak.

Botafoguense por influência do pai, Tadeu exibe o orgulho por contribuir com a homenagem aos grandes nomes da história do clube. Ele frequenta os estádios desde 1989 - ano da quebra de um jejum de 21 anos sem título alvinegro - e tem sim o seu desenho preferido. Claro, só poderia ser o que faz referência ao atacante uruguaio da camisa 13 - "coincidentemente", número que representa a data do evento.

- Fazer o Garrincha, Didi e o Nilton Santos é sempre emocionante. Mas fazer o Loco Abreu tem um gosto especial, por ele ter vindo aqui só para ver o muro estar junto com a torcida - diz.

O responsável pela pintura de "El Loco" estreou como torcedor presente nas arquibancadas na primeira partida do Glorioso no Carioca daquele ano. Na ocasião, o time da estrela solitária bateu o América por 1 a 0, iniciando com o pé direito a campanha que culminaria naquilo que todo botafoguense sabe de cór: vitória (1 a 0) e título conquistado em cima do Flamengo, na final do campeonato. 

  • Matéria
  • Mais Notícias