Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Renovações, permanências… Botafogo vive mês decisivo para o futuro do elenco

De Enderson Moreira a Rafael Navarro, Botafogo tem questões contratuais a serem resolvidas em praticamente todos os setores do campo

Eduardo Freeland e Enderson Moreira, do Botafogo (Foto: Vítor Silva/Botafogo)
Escrito por

Com o título da Série B do Brasileirão, o Botafogo conseguiu, com uma sensação de alívio, um justo direito de comemorar o retorno à elite. Isso, porém, acabou: menos de uma semana depois do jogo que marcou a entrega do troféu, no empate em 2 a 2 com o Guarani, o Alvinegro já "coça a cabeça" pelo planejamento de 2022.

+ Após reunião com Freeland, Jonathan Lemos não fica no Botafogo em 2022

Eduardo Freeland, diretor de futebol do Glorioso, tem questões a serem resolvidas em praticamente todos os setores do campo. De Enderson Moreira a Rafael Navarro, o Botafogo convive com jogadores que se destacaram no ano, mas que, por contratos curtos, não tem futuro garantido no Nilton Santos.

O tempo dos vínculos é uma consequência da situação financeira do Botafogo. Com os cofres comprometidos, o Alvinegro teve que buscar os jogadores a baixo custo e oferecendo empréstimos - como os casos de Marco Antônio, Luís Oyama e Barreto, por exemplo. Agora, corre atrás para tentar manter os destaques.

A missão é difícil. Pela valorização dos jogadores, os clubes que carregam os direitos econômicos pedem dinheiro - algo fora da realidade do Botafogo. Durante a semana, a esposa de Marco Antônio publicou uma mensagem de despedida com o Estádio Nilton Santos ao fundo. Ele não deve ser o único a ir embora - com certeza, nem todos ficarão.

+ Permanências de Vitor Marinho e Vitinho no Botafogo dependem de venda de Marcelo Benevenuto

A parte financeira é pauta diária nessa "intertemporada" do Botafogo. Enderson Moreira, inclusive, quer saber qual será o tamanho do investimento e com quanto de salário poderá mexer para poder contratar em 2022. A renovação com o treinador está caminhando para um final feliz.

Com os jogadores, a história é diferente. Rafael Navarro, um dos principais destaques do clube na temporada, tem contrato encerrando em dezembro e até agora não dá sinais de que vai renovar. Sobre os emprestados, o Alvinegro manifesta interesse em ficar com Luís Oyama e Marco Antônio, por exemplo, mas as negociações com Mirassol e Bahia, respectivamente, são difíceis.

Dezembro será um mês de definições - sejam elas positivas ou negativas. A verdade é que, nos bastidores, a temporada 2022 já começou e o Botafogo vive os primeiros passos da montagem do elenco para a disputa da Série A.