Ídolos são homenageados em reunião do Conselho Deliberativo no Botafogo

Reunião, inicialmente marcada por polêmica envolvendo os bastidores políticos, foi marcada por festa, emoção e entrega do título de sócios honorários a ídolos recentes

Botafogo - reunião do conselho
ídolos, incluindo Jefferson e Gerson, receberam títulos de sócios honorários (Foto: Vítor Silva/Botafogo)

Escrito por

A emoção tomou conta da reunião do Conselho Deliberativo do Botafogo, realizada na última terça-feira, no salão nobre de General Severiano. A sede do Alvinegro foi o palco da entrega dos títulos de sócios eméritos e honorários a pessoas marcantes do esporte do clube, envolvendo ídolos recentes do vôlei, basquete e futebol.

O que foi emoção foi, durante muito tempo, dor de cabeça nos bastidores. A pauta da reunião, inicialmente, discutiria uma possível entrada de pessoas indicadas pelo grupo Mais Botafogo, no qual Nelson Mufarrej faz parte, como beneméritos do clube. Após diversas polêmicas e a saída de Carlos Eduardo Pereira do grupo político, o atual presidente do Alvinegro resolveu que nenhum tipo de mudança estatutária seria discutida na reunião.

O futebol, é claro, foi o centro das atenções das homenagens. Jefferson, que se aposentou no fim do ano passado como terceiro jogador que mais vezes vestiu a camisa do Botafogo - 459 no total -, se emocionou ao retornar ao clube. Na última semana, o LANCE! havia adiantado que o ex-goleiro conversa com a diretoria para realizar ações junto ao clube

- É um dia muito especial na minha vida. É muito bom voltar para a minha casa. Confesso que fiquei muito emocionado no meio do caminho. Essa homenagem vai ficar na parede da minha casa. Valeu a pena cada suor, treinamento, concentração, dedicação, tudo que fiz pelo Botafogo, recusar propostas, dizer não para muitas coisas para fazer história no Botafogo. Hoje é um sonho realizado ser reconhecido. Sou Botafogo de paixão e coração, torço para o Botafogo e vibro pelo Botafogo - afirmou Jefferson.

Outro ex-atleta homenageado foi Gerson. O "Canhotinha de Ouro", que marcou época no Botafogo, onde atuou entre 1963 e 1969, se emocionou após receber o título de sócio-honorário. 

- Ainda posso me emocionar, tenho esse direito. Porque estou na minha casa. Não deveria nunca ter saído, por mim não teria saído. Tive uma gloriosa carreira, que não teria sido tão gloriosa se não tivesse vestido a camisa do Glorioso. Passei seis anos no clube, discutindo, argumentando, com muitas alegrias e poucas tristezas, pelos companheiros que tive. Quero agradecer a todos, muito obrigado pela honra de ter jogado aqui e estar recebendo esse diploma - declarou o ex-meia.

Afonsinho, com passagem pelo Botafogo entre 1966 e 1970, foi outro que esteve no salão nobre de General Severiano para receber seu prêmio.

Cheguei garoto, cresci aqui, hoje recordei momentos no Centro de Memórias. Uma honra sem tamanho. Muito obrigado a todos do Botafogo - discursou.

Além dos três, personalidades dos esportes olímpicos também receberam homenageados. Arnaldinho, ex-jogador de basquete que ajudou o Botafogo a subir para o NBB em 2017, recebeu o título de sócio-emérito. Walner Santos, treinador da equipe de vôlei, que venceu a Superliga B e estará na elite da modalidade na próxima temporada, recebeu o título de sócio-honorário.

Confira os homenageados:
EMÉRITOS:
- Armando Max Conceição Ribeiro (Remo)
- Arnaldo de Sousa Moreira Filho (Basquete)
- Denise Ferreira de Souza Tenius (Vôlei)
- Gustavo Nogueira Lopes (Vôlei)

HONORÁRIOS:
- Afonso Celso Garcia Reis (Futebol)
- Gerson de Oliveira Nunes (Futebol)
- Jefferson de oliveira Galvão (Futebol)
- Luiz Antonio de Barcellos (Basquete)
- Milton da Cunha Mendonça (Futebol)
- Walner Rodrigues dos Santos (Vôlei)
- Waltencir Pereira Senra ("post mortem") (Futebol)

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter