Cria da base do Bota, Fernandes luta por mais espaço no elenco
- Matéria
- Mais Notícias
“Olha aí! Já é experiente”. A frase foi dita por um funcionário do Botafogo a Fernandes, em uma brincadeira em relação à desenvoltura do jovem jogador na entrevista coletiva. Mas bem que poderia ser também um indício do que vem acontecendo dentro de campo. Autor do gol da vitória sobre o Boa Esporte, o versátil volante superou uma fase complicada e voltou a ganhar espaço no elenco.
Cria das categorias de base, ele chamou a atenção do então técnico René Simões ainda na pré-temporada, sendo promovido aos profissionais nesta temporada. Aos poucos, foi mostrando evolução e aquela timidez inicial foi deixada completamente de lado.
– Quando cheguei (ao grupo profissional), praticamente só conhecia o pessoal da base. Acho que, no início, fica-se um pouco acanhado, mas fui me soltando, ganhando confiança e ganhando a confiança dos meus companheiros. Isso foi fundamental para mim no elenco. Jogando solto, com mais confiança, as coisas vão acontecendo – lembra Fernandes.
O jeito de falar denuncia os 20 anos do jogador, ao mesmo tempo em que as palavras apontam para uma consciência do que o gol na última sexta-feira pode mudar:
– Representa muita coisa. Era um gol que estava precisando muito. Pude fazer uma boa partida.Vinha de um tempo sem jogar. Quando a oportunidade apareceu, pude aproveitar da melhor maneira.
Talvez, ao balançar a rede, aquela bola representasse também um chute na dúvida que ainda se tinha sobre aquele menino que surgiu de repente com a camisa alvinegra. Como ele diz, agora, “deixa nas mãos do Ricardo“, mas sabe que algo vem mudando. E ele, crescendo.
‘Me sinto à vontade como volante’
Um dos pontos que pesam a favor de Fernandes é justamente a versatilidade. Na atual temporada, ele já atuou em três posições no meio de campo alvinegro. No site oficial do Botafogo, ele é tratado como meia, mas dependendo do adversário que a equipe tenha pela frente, volante. A dúvida, porém, nem passa pela cabeça do jogador, que não pensa duas vezes ao falar onde se sente melhor.
– Eu me sinto mais à vontade de volante, de segundo volante. Mas todo mundo fala que, quando jogo como meia, jogo melhor, chegando mais à frente. O importante é que, onde ele estiver me colocando, eu possa estar ajudando e jogando bem – afirma.
Tal flexibilidade quanto às posições no time pode vir muito da inspiração de Fernandes no futebol. Recentemente, o jovem afirmou que tem no alemão Tony Kroos um estilo de jogo que busca seguir, por conta dos bons passes. Ao menos na Série B, o alvinegro parece estar conseguindo, em parte, fazer o mesmo que o ídolo, com 89,1% de passes corretos.
Por outro lado, os números ajudam também quando o assunto são os desarmes: 91,7% de desarmes certos. Ricardo Gomes decide!
- Matéria
- Mais Notícias