Choro, apresentação e trabalho: o primeiro dia de Rafael como jogador do Botafogo

Lateral-direito se emocionou em entrevista coletiva, se apresentou aos novos companheiros e funcionários do clube e já iniciou processo de recondicionamento físico

Rafael - Botafogo
Rafael se emociona em apresentação no Botafogo (Foto: Vítor Silva/Botafogo)

Escrito por

O dia foi intenso para Rafael. Da emoção ao falar como jogador do Botafogo pela primeira vez durante a apresentação oficial ao primeiro treinamento no Nilton Santos e iniciar o processo de voltar a jogar, o lateral-direito viveu as primeiras horas de um sonho de criança na última terça-feira: jogar pelo seu clube de coração.

+ Dirigentes exaltam Rafael na chegada ao Botafogo: 'Nunca vi um cara abrir mão do que você abriu'

O lateral-direito chegou no Estádio Nilton Santos de manhã, acompanhado dos empresários que participaram, de algum modo, do negócio que culminou com o "aperto de mãos" com o Alvinegro. José Roberto Carnaval, Cassiano Pereira (Fuse Sport), Matheus Braga e Diego Corrêa (Life Pro) acompanharam o atleta.

Rafael realizou exames médicos ainda quando chegou, foi aprovado na bateria das avaliações e, então, assinou contrato com o Botafogo. O acordo já estava pré-estabelecido desde que ele havia sido anunciado como reforço do clube, na última semana.

A emoção tomou conta durante a coletiva. Rafael nunca escondeu que é torcedor do Botafogo - este, inclusive, foi o principal motivo para fechar com o clube. Na primeira declaração como jogador do Alvinegro, deixou lágrimas caírem ao falar da família e da infância em Petrópolis, município da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

– Falamos do meu esforço, mas também quero agradecer ao esforço do Botafogo, eu sei da situação e foi um esforço para me contratar. Quero agradecer minha família, meus pais, quando era pequeno em Petrópolis eu tinha o sonho de ser jogador de futebol, jogador do Botafogo. Depois de 14 anos na Europa eu posso realizar esse sonho. Nunca pensei que poderia realizá-lo - afirmou o jogador.

RECEPÇÃO COM O ELENCO
A terça-feira também ficou marcada pela reapresentação dos jogadores do Botafogo visando a semana de treinos para a partida contra o Náutico, no próximo sábado, pela Série B do Brasileirão. Nem todos os atletas foram ao gramado, ficando nas estruturas internas realizando trabalhos de recondicionamento físico.

Na parte da tarde, Rafael apareceu nos vestiários e se apresentou aos jogadores. Ele conversou com o treinador Enderson Moreira e com Chay - os dois, inclusive, trocaram interações em uma rede social após o dia de trabalho.

O lateral-direito foi recebido pelo elenco de forma positiva. Com quatro vitórias seguidas e 100% de aproveitamento no segundo turno, Rafael chegou em um "momento apropriado" e teve contato com um clima para cima. O defensor, porém, ainda não treinou com os companheiros.

15 DIAS PARA A ESTREIA?
Sem atuar desde junho, quando deixou o Basaksehir-TUR, Rafael deu um prazo de, pelo menos, duas semanas par recuperar o ritmo de jogo e poder ficar à disposição de Enderson Moreira.

O Botafogo preparou uma bateria de atividades exclusiva para o jogador de 31 anos, sem contato com uma rotina de treinos de clubes há praticamente seis semanas. Na terça-feira, ele treinou separadamente do elenco, fazendo trabalhos sem bola.

É como se Rafael estivesse passando por uma "transição" - período em que os jogadores lesionados têm quando se recuperam para retomar o ritmo de jogo. O lateral-direito, claro, não tem nenhum problema físico, mas está em uma velocidade "lenta" se comparado com outros atletas justamente pela falta de ritmo dentro das quatro linhas.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter