Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

CEO é contra ‘achismos’ e não gosta da política de reforços do Botafogo; clube está perto de empresa de scout

Bastidores: Jorge Braga mostra desconforto com política de contratações do Alvinegro e clima com Eduardo Freeland não é dos melhores; FooturePRO está perto de ser contratada

Jorge Braga é o CEO do Botafogo (Foto: Vítor Silva/Botafogo)
Escrito por

Jorge Braga chegou há pouco mais de dois meses no Botafogo, mas já é uma presença de peso no dia a dia do clube. O CEO contratado pelo presidente Durcesio Mello tem aparecido com frequência nos setores do Glorioso, incluindo o futebol - principalmente no sentido da contratação de jogadores. Ele entende que os reforços são ativos e exige que análise de performance e valor suportem todas as decisões.

+ Bastidores: divergência de ideias desde chegada do CEO gerou saída de Altamiro Bottino do Botafogo

O LANCE! apurou que a avaliação de Jorge Braga neste sentido, até aqui, é negativa. O executivo está desconfortável com a política de contratações do Botafogo, em especial pela falta de visão interna sobre a importância de se construir ativos e valor de mercado, e vem pressionando por mudanças nas tomadas de decisão no futebol.

O CEO é contra "achismos" na hora de contratar e quer que todos os nomes que sejam cogitados tenham o suporte da ciência e scouting - o fato de observar e analisar números de jogadores. Internamente, ele já relatou críticas a Durcesio Mello dizendo que o atual modo de contratação não é ideal e frisa este pensamento quase que diariamente para todos os envolvidos no setor.

Há uma mentalidade sobre a importância de se avaliar para além dos resultados esportivos. Jorge entende que é possível aumentar o "valuation" do clube com contratações certeiras, especialmente nesse período vivido no Botafogo com a iminência da aprovação do novo projeto da S/A, precisando mostrar ativos a possíveis investidores. É sempre bom lembrar que os direitos econômicos dos atletas são os únicos bens sem penhoras que ainda existem no clube, e que precisam ser protegidos e multiplicados.

Com a confiança de Durcesio Mello, Jorge Braga está reformulando processos e mexendo na estrutura do futebol, o que tem gerado atritos com Eduardo Freeland. Nos bastidores, os dois não estão na "mesma página".

EMPRESA DE SCOUT
Neste contexto, o Botafogo está prestes a anunciar um acordo com uma empresa de análise de mercado e scouting. Trata-se da FooturePRO, que faz os mesmos serviços no Ceará. Jorge Braga, é claro, é uma das pessoas por trás das negociações.

Além de scout, a Footure terá um papel estratégico no clube, participando da tomada de decisão e na análise de desempenho do elenco e dos times adversários. A partir disto, o Botafogo receberá relatórios de, no mínimo, cinco jogadores para uma posição específica que for solicitada. O fator financeiro será levado em consideração e o FooturePRO levará o mercado da América do Sul como alvo principal.

Com a apresentação de números, gráficos e comparações com atletas que estão atualmente no elenco, os nomes serão passados ao departamento de futebol do Botafogo, que tomará a decisão final da contratação. O FooturePRO, portanto, não contrata - apenas faz o trabalho de mapeamento de mercado.