Bola para frente: Botafogo precisa superar derrota e focar em objetivo
Equipe de Alberto Valentim não tem tempo para lamentar derrota para o Internacional e jogo contra o Atlético-MG pode ser divisor de águas no Campeonato Brasileiro

Um balde de água fria. Após duas vitórias consecutivas e um alívio na tabela do Campeonato Brasileiro, o Botafogo foi superado pelo Internacional por 1 a 0, no Nilton Santos, neste sábado, pela 36ª rodada. A partida, que poderia ficar marcada para fechar o caixão da zona de rebaixamento, terá que servir como motivação para os últimos dois compromissos do Alvinegro na competição.
A caverna, porém, ainda não está totalmente sem luz. Se o Cruzeiro perder para o Vasco, na próxima segunda-feira, em São Januário, o Botafogo estará matematicamente assegurado na primeira divisão em 2020. Independente disto, a equipe comandada por Alberto Valentim perdeu a oportunidade de conquistar a marca pelos seus próprios pés. O treinador, após o duelo, afirmou que o foco já é o compromisso contra o Atlético-MG, na quarta-feira.
> TABELA DO BRASILEIRÃO
- Pensamento antes da oração foi para começarmos já a recuperação para pegar o Atlético-MG. Quem jogou acelerar essa recuperação com a fisiologia, amanhã (domingo) estaremos aqui para isso. Treino tem que ser muito bom para aqueles que não jogaram ou jogaram menos. Temos outra final na quarta-feira. Domingo e segunda vamos levar uma preparação normal, se o Cruzeiro for derrotado pelo Vasco vamos esquecer essa zona perigosa e continuar preparação de olho na Sul-Americana.
Não tem como ser diferente. A reta final de Campeonato Brasileiro é marcada por pouco tempo para treinamentos. Os compromissos nos dias e nos finais de semana são um verdadeiro pesadelo para o treinador. Isto, contudo, não isenta Alberto Valentim. Diante do Internacional, o Botafogo teve 30 minutos de alto nível no primeiro tempo, mas sentiu as pernas e, como as substituições ao longo da etapa complementar não surtiram efeito, o adversário dominou as ações e construiu o placar.
A primeira parte dos 45 minutos iniciais trouxe um time intenso. Marcação em bloco baixo, esperando o Internacional com a bola e a intenção de buscar a oportunidade de contra-atacar, aproveitando o espaçamento dos defensores do adversário. Com esta estratégia, Rhuan e Diego Souza perderam chances claras, ambas na frente de Marcelo Lomba - o primeiro parou no goleiro e o segundo viu sua finalização explodir no travessão.
Depois, o Botafogo sentiu as pernas e pouco fez para responder aos ataques do Internacional, que tomou conta da partida no segundo tempo. A tamanha inconsistência dentro das próprias partidas ainda é um defeito marcante da segunda passagem de Alberto Valentim no Alvinegro.
Apesar disto, não há tempo para lamentações. A partida contra o Galo, pela 37ª rodada, pode ditar qual será a missão do Botafogo nessa reta final do Campeonato Brasileiro: ainda seguir o calvário contra a segunda divisão ou brigar por uma vaga na próxima Copa Sul-Americana e uma posição maior na classificação - e, consequentemente, ter maior renda de premiação final.

Botafogo
Paulo Bonamigo volta atrás e não será coordenador técnico do Botafogo
Há 7 horas
Botafogo
John Textor critica demissão de Franclim Carvalho no Botafogo: 'É um erro'
Há 11 horas
Botafogo
Botafogo vende ingressos a R$ 5 e tenta lotar Nilton Santos por reação na Sula
Há 12 horas
Botafogo
Botafogo x Cienciano: onde assistir ao duelo pelas oitavas da Sul-Americana ao vivo
Há 13 horas
Botafogo
Botafogo precisa repetir noite histórica de goleadas; relembre outras remontadas
Há 15 horas
Futebol Nacional
MetrôRio estende horário para jogos de Flamengo e Botafogo
Há 17 horasMais LANCE!

Torcida aponta técnico ideal para o Botafogo após saída de Franclim

Franclim demitido do Botafogo: veja cinco técnicos livres no mercado

As heranças deixadas por Franclim Carvalho para o resto de 2026 do Botafogo

Chaveamento da Sul-Americana: veja adversário do São Paulo e caminho dos brasileiros

Torcida do Botafogo reage à saída de Franclim Carvalho

Botafogo anuncia coordenador técnico e auxiliar permanente em nova estrutura do futebol

Botafogo demite o técnico Franclim Carvalho

Ex-técnico do Botafogo é elogiado em estreia na La Liga

Rizek alerta sobre risco de rebaixamento do Botafogo: 'Toda pinta'

Novo investidor da SAF do Botafogo, Gabriel de Alba chega ao Rio

Brasileirão: Flamengo corta vantagem do Palmeiras, e Vasco aumenta risco de queda

Botafogo retorna ao Rio sob protestos de organizada no aeroporto

Por onde anda Sandro Barbosa, ex-zagueiro do Botafogo?



