Autuori deve utilizar Pedro Raul em tempo parcial contra o Náutico

Em recuperação de lesão muscular, atacante não poderá atuar os 90 minutos da partida do pela Copa do Brasil, mas deve jogar parte do tempo na estreia do novo treinador

Paulo Autuori - Botafogo
Autuori fez críticas ao calendário do fuetebol brasileiro (Foto: Vitor Silva/Botafogo)

Escrito por

Ciente da importância de avançar na Copa do Brasil em termos psicológicos e financeiros, o novo treinador do Botafogo, Paulo Autuori, deve utilizar o atacante Pedro Raul em parte  da partida contra o Náutico, na próxima quarta-feira. O artilheiro da equipe na temporada, com três gols, se recupera de lesão na coxa direita, mas é considerado peça fundamental para a equipe pela comissão técnica. O jogo único pela segunda fase da competição será realizado  às 21h30, no Estádio dos Aflitos, em Recife. Um empate leva a decisão da vaga para os pênaltis. 

– O Pedro Raul vai viajar e vai continuar o tratamento. Ainda é algo arriscado.  Entendi a importância dele para equipe, para um jogo importante e decisivo como esse. Sabemos o que a classificação vai gerar em termos de confiança e moral, além da importância para as receitas do clube. Ainda restam três sessões de tratamento, depois vamos tomar a decisão, mas, certamente, ele não poderá atuar os 90 minutos. Como vou gerir isso, ainda vou decidir – disse Autuori. 

Outro desfalque confirmado pelo treinador é a do zagueiro Carli. O argentino ficou fora do viagem em razão de um incômodo no joelho esquerdo. Para a vaga, entra Ruan Renato, reforço que ainda não estreou pelo Glorioso. 

– Há um incômodo claro e  Carli não vai viajar. Está definido. Foi uma decisão em conjunto com o jogador e os profissionais da área de rendimento. Ruan Renato vai substitui-lo. Infelizmente, lesões e cartões amarelos acontecem. Então a gente tem que entender que precisamos evitar cartões amarelos desnecessários. Esse é um trabalho que tem que ser sempre feito – completou. 

O fato de ter em mãos um time formado, em grande parte, por jogadores jovens não é um impeditivo para a classificação, na opinião do treinador. Autuori voltou a ressaltar que gosta de ajudar jogadores em início de carreira. Com pouco tempo de trabalho, ele vai focar as exigências na atitude  do grupo dentro de campo. 

– O desafio foi lançado. Um  jogo fora de casa, decisivo. Sem a menor possibilidade de mostrarmos o que queremos ser.  Uma das características do meu trabalho é o desenvolvimento do jogador. O que é importante para um jogador jovem é dominar os conceitos táticos da função em que joga. A equipe é jovem, mas não vejo isso como um impeditivo de tudo o que podemos demonstrar. Alguma coisa do que queremos vamos mostrar. Principalmente em relação à atitude, como a entrega ao jogo, o fato de jamais desistir e a consciência tática. 

Críticas ao calendário

Contratado para substituir Alberto Valentim, Autuori comandou o primeiro treino, há menos de uma semana. Incomodado com o pouco tempo para trabalhar, o treinador alvinegro fez críticas à organização do futebol brasileiro.  

– Vou ser crítico à realidade e ao comando do futebol brasileiro, como tenho sido ao longo da minha carreira. É impensável você começar uma competição, tendo três alternativas de datas, tendo que viajar em uma época de carnaval, com poucos voos disponíveis. Esperava ter pelo menos 10 dias de treinamento, o que já seria um privilégio, mas não foi possível. Não damos um passo à frente nesta questão. Os problemas se mantém os mesmos a cada ano – criticou.

O Botafogo treinou na manhã desta terça-feira, e embarcou, em seguida, para a capital pernambucana. 

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter