VÔLEI: William

Levantador William é um dos principais jogadores do Sada/Cruzeiro (Foto: Divulgação/Sada Cruzeiro)

RADAR/LANCE!
16/02/2016
14:54
Rio de Janeiro (RJ) 

O Campeonato Sul-Americano masculino de Clubes começará nesta quarta-feira, na cidade paulista de Taubaté. O Sada Cruzeiro (MG) e o Funvic/Taubaté (SP) são os representantes brasileiros. A equipe mineira e o time argentino UPCN Voley Club decidiram o título das edições de 2012, no Chile; 2014, em Belo Horizonte; e de 2015, na Argentina. O Sada Cruzeiro venceu nas duas primeiras ocasiões, mas foi derrotado no ano passado.

- Não penso em revanche. O UPCN tem uma grande equipe que já cruza com o nosso caminho há algum tempo. Tivemos boas vitórias e acabamos perdendo no ano passado. Hoje é uma equipe consolidada no cenário. Estamos pensando no título, independente do adversário - afirmou o capitão e levantador do Sada Cruzeiro, William, que já atuou por quatro temporadas no voleibol argentino jogando pelo Bolívar, entre 2006 e 2010. Nesse período, foi tetracampeão da Liga A e da Copa ACLAV:

- Fiz muitas amizades nesses quatro anos que joguei lá, principalmente, na comissão técnica. Entre os jogadores um grande amigo é o Guillermo Garcia, que jogou comigo nas quatro temporadas.

Pelo Bolívar, em 2007, o brasileiro também fez parte das conquistas do Torneio da Itália e da Copa Mercosul – nesta foi eleito o MVP da competição. Em 2008 e em 2009 foi campeão da Copa Internacional Cidade de Bolívar, do World Challenge Cup (MVP) e da Copa Super 8. Em sua última temporada pelo clube argentino conquistou o título do Torneio Internacional nos Estados Unidos.

O Sada Cruzeiro está no grupo B e estreará contra o Club Atletico Bohemios, do Uruguai, às 20 horas desta quarta-feira. Na quinta-feira, enfrentará o Funvic/Taubaté e no dia seguinte jogará contr o San Martin, da Bolívia. Na outra chave estão UPCN Voley Club (atual campeão) e Club Ciudad de Bolívar, ambos da Argentina, Club Linares, do Chile, e Club Peerless, do Peru. Os dois primeiros colocados de cada grupo disputarão as semifinais, no sábado. A decisão do título acontecerá no domingo, a partir das 18 horas. Antes, às 16 horas, haverá a disputa da medalha de bronze.

William foi eleito o melhor levantador do Sul-Americano em 2012, um feito que vem se repetindo nos últimos anos na carreira do jogador de 36 anos. Só na Superliga ele já garantiu o mesmo título cinco vezes.

Na atual temporada, o Sada Cruzeiro é líder isolado, com 42 pontos. No sábado passado, na vitória sobre o Minas Tênis Clube, o capitão da equipe mineira deixou a quadra como o melhor em quadra e o troféu Viva Vôlei em mãos, além de superar a marca dos 300 pontos de ataque, de acordo com as estatísticas da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV).

- É curioso e muito legal saber disso porque não é a minha função, principalmente, pontuar. Mas já são muitos anos de Superliga, mesmo tendo jogado fora do Brasil durante quatro temporadas - disse William, que lidera as estatísticas como melhor levantador da Superliga com 38% de eficiência.