LANCE!
15/05/2016
18:58
João Pessoa (PB)

Uma vitória especial para uma dupla da casa e um estado que já desponta na liderança do ranking geral. As finais da etapa de João Pessoa (PB), a segunda da temporada 2016 do Circuito Banco do Brasil Sub-19, tiveram como vencedores os paraibanos Rafael e Renato, no masculino, e as cariocas Vitoria/Giovanna no naipe feminino. Os jogos foram realizados na manhã deste domingo (15.05), na Praia de Tambaú.

Rafael e Renato (PB) superaram na decisão os representantes do Paraná, Lipe e Patrick, com vitória por 2 sets a 0 (21/18, 21/12), em 34 minutos de jogo, conquistando o ouro. Na disputa do bronze, William Bruno e Gabriel Candido (RJ) venceram Matheus Santos e David Pedreira (ES) por 2 sets a 0 (21/19, 21/10), em 32 minutos, e completaram o pódio.

No naipe feminino, repetição do time do Rio de Janeiro no lugar mais alto do pódio. Vitoria e Giovanna (RJ) levaram a melhor sobre Talita e Amanda (CE) por 2 sets a 0 (21/16, 21/16), em 36 minutos de jogo. Na disputa da medalha de bronze, Kyce/Milena (RN) superaram Amanda e Monique (PR) por 2 sets a 0 (24/22, 21/14), em 35 minutos de partida.

Com o resultado, o Rio de Janeiro dispara na liderança do ranking geral da temporada, com 400 pontos. No masculino, os paranaenses lideram com 380 pontos. A campanha da dupla da Paraíba contou com cinco vitórias e nenhum set perdido, enquanto as campeãs no feminino também venceram cinco vezes e perderam somente um set.

A próxima etapa do Circuito Banco do Brasil Sub-19, última da temporada e que definirá os campeões, acontece em Manaus (AM), de 28 a 30 de outubro. Na etapa de abertura, Paraná (masculino) e Rio de Janeiro (feminino) saíram com o título.

O Sub-19 é um campeonato de seleções estaduais, com duplas formada pela mesma federação. Ele mantém o formato das últimas duas temporadas, com cada estado indicando suas delegações nos dois gêneros em busca do título. Além dos atletas, que podem ser alterados a cada etapa, as federações elegem um técnico.

Os pontos obtidos vãos para o estado e o campeão geral é determinado ao final das três etapas. O atual modelo foi criado em 2013 visando identificar novos talentos nas areias, num trabalho de renovação. E, a partir daí, analisar quais são os polos que precisam receber um incentivo maior para se desenvolverem e serem trabalhados de forma mais direcionada.

Após o Circuito BB Sub-19 será realizada a primeira etapa do Circuito Sub-23, também em João Pessoa, de terça (17.05) a quinta-feira (19.05). Um dia depois, na sexta-feira (20.05), começa a primeira etapa do Challenger, torneio da categoria adulta, disputado pelas duplas brasileiras que não estão nas etapas do Circuito Mundial 2016.