icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
25/11/2014
12:06

Doze diferentes nações estarão representadas no XFCi 8, que acontece no dia 13 de dezembro, no Clube Concórdia, em Campinas. A cidade do interior de São Paulo receberá pela primeira vez o evento. Na luta principal da noite, o campeão mundial de jiu-jitsu Fernando Vieira enfrenta Tyson Nam, atleta norte-americano, em superluta peso-pena (até 66,2kg), enquanto no co-evento a argentina Silvana "La Malvada" Juarez, campeã do primeiro torneio feminino peso-mosca (até 56,7kg), volta ao hexágono como contratada do XFC contra a sueca Linn Wennergen. Completando o trio de superlutas, o vice-campeão do GP dos leves (aaté 70,7kg) da primeira temporada, Gláucio Eliziário, encara o inglês Jay Furness. 

O XFCi 8 será especial para as mulheres da categoria peso-mosca, que vai conhecer suas finalistas da segunda temporada do GP. Ainda no card principal, Poliana Botelho, do Rio de Janeiro, e a catarinense Taila Santos disputam uma vaga na decisão contra a vencedora da disputa entre Debora Ferreira, natural de Caxias do Sul (RS), e Silvaneide Marretinha, de Mossoró (RN), que se enfrentam no card preliminar.

- Será mais uma edição com grandes lutas. Teremos três superlutas de tirar o fôlego, com atletas em busca do estrelato mundial. Para dar ainda mais emoção aos fãs, serão definidas as finalistas do GP peso-mosca feminino, que teve seu início com lutas incríveis no XFCi 6, em Araraquara. Os fãs vão adorar mais um grande evento e esperamos retribuir o carinho que temos recebido desde que chegamos ao Brasil - ressalta o presidente do XFC, Myron Molotky.

Novo contratado enfrenta brasileiro embalado na luta principal
Fernandinho Vieira fará sua segunda luta na organização. No MMA profissional, o manauara soma dez vitórias, sendo seis por finalização e seis consecutivas, uma delas na edição inaugural do XFCi, em fevereiro deste ano. O rival, Tyson Nam, é um nome conhecido no MMA mundial e fará sua estreia pela organização. Nascido em Portland, nos Estados Unidos, carrega cartel de 12 vitórias e sete derrotas e nunca foi finalizado, fato que deixa o embate com o especialista na arte suave ainda mais aguardado. Agora, ambos buscam uma posição melhor na linha de postulantes ao cinturão mundial da divisão, que será defendido por Deivison Dragon, atual campeão, contra o também brasileiro Júnior Assunção, em 2015.

Destaques dos torneios da primeira temporada em ação
Na co-luta principal da noite, a campeã do GP peso-mosca feminino na primeira temporada, Silvana "La Malvada" Juarez, protagonizará contra a sueca Linn Wennergren a superluta da categoria. A argentina defende a invencibilidade no MMA de quatro vitórias em quatro lutas, sendo duas na organização. Ela venceu três confrontos por finalização e um por nocaute técnico. Já Wennergren soma duas vitórias e apenas uma derrota na carreira.

Em sua quarta participação no hexágono, Gláucio Eliziário, atleta da Nova União, encara o inglês Jay Furness pelos pesos-leves, em busca de sua quinta vitória em seis lutas. O carioca, apelidado de Salvamar, tem 27 anos e, na organização, soma duas vitórias e um revés, para Natan Schulte, na final do GP da categoria da primeira temporada, por decisão unânime dos jurados.

O rival é estreante na franquia e fará sua 14ª luta profissional. Na carreira, o inglês soma dez triunfos e apenas três derrotas, sendo uma delas para o brasileiro Freddy Assunção, irmão do desafiante ao cinturão mundial dos penas, Júnior Assunção.

Finalistas de GP feminino serão definidas
Na abertura do card televisionado, o duelo entre Taila Santos e Poliana Botelho define a segunda finalista da segunda temporada do torneio peso-mosca feminino. Taila veceu a norte-americana Rachael Cummins, por nocaute, no dia 27 de setembro, no XFCi 6, e garantiu a classificação. Atleta da Nova União, Poliana venceu a mexicana Karina Rodriguez, no mesmo dia, também por nocaute técnico.

Na outra semifinal, Silvaneide Marretinha encara Debora Ferreira. Na fase anterior, Marretinha derrotou a finlandesa Vuokko Katainen por decisão majoritária dos juízes laterais, enquanto Débora Ferreira superou a russa Julia Borisova por decisão unânime. Assim, o Brasil garante a conquista da medalha de ouro do GP nesta divisão.

Torneios masculinos abrem a noite de lutas
Duas categorias terão seus GPs iniciados no XFCi 8. Pela divisão dos penas (até 66,2kg), a revelação de Rondônia Pedro Falcão inicia sua caminhada no torneio contra o norte-americano Michael Stevens, na última luta do card preliminar. Na mesma categoria, Paata Robakidze, da Geórgia, e Missael Silva, representante da equipe de MMA do Corinthians, duelam. O paulistano Guilherme Faria enfrenta o mexicano Carlos Torres. A rodada inicial do torneio também conta com o confronto latino entre o venezuelano Ranfi Rivas e o equatoriano Giovanni Arroyo.

Outro torneio que se inicia no XFCi 8 é o dos leves (até 70,7kg). Nele, dois duelos entre brasileiros. Ex-jogador de futebol e invicto em sete lutas no MMA, o carioca Fernando dos Santos encara Michel Silva, enquanto o paraense Rubenilton Pereira mede forças com o paulistano Wilson dos Santos. Os outros brasileiros, Alan dos Santos, de Santa Catarina, e Alex Franco, de São Paulo, enfrentam o russo Ramazan Kurbanismailov e o egípcio Mohamed Hassan Badawy, respectivamente.

XFC International 8 - Serviço
Data: Sábado, 13 de dezembro de 2014
Local: Clube Concórdia
Endereço: Rodovia Heitor Penteado Km 6, Campinas (SP)
Horário: 21h (de Brasília)
Transmissão: Ao Vivo na RedeTV! a partir de 0h30 de sábado para domingo

Card Principal
Ao vivo na RedeTV! a partir de 00h30 (sábado para domingo)
Até 66,2kg: Tyson Nam (EUA) x Fernando Vieira - Superluta
Até 56,7kg: Silvana "La Malvada" Juarez (ARG) x Linn Wennergren (SUE) - Superluta
Até 70,7kg: Jay Furness (ING) x Gláucio Eliziário - Superluta
Até 56,7kg: Taila Santos x Poliana Botelho - GP peso-mosca feminino

Card Preliminar
Transmissão na semana seguinte
Até 66,2kg: Pedro Falcão x Michael Stevens (EUA) - GP peso-pena masculino
Até 66,2kg: Giovanni Arroyo (EQU) x Ranfi Rivas (VEN) - GP peso-pena masculino
Até 66,2kg: Guilherme Faria x Carlos Torres (MEX) - GP peso-pena masculino
Até 70,7kg: Ramazan Kurbanismailov (RUS) x Alan dos Santos - GP peso-leve masculino
Até 66,2kg: Paata Robakidze (GEO) x Missael Silva - GP peso-pena masculino
Até 70,7kg: Michel Silva x Fernando dos Santos - GP peso-leve masculino
Até 56,7kg: Débora Ferreira x Silvaneide Marretinha - GP peso-mosca feminino
Até 70,7kg: Rubenilton Pereira x Wilson dos Santos - GP peso-leve masculino
Até 70,7kg: Mohamed Hassan Badawy (EGI) x Alex Franco - GP peso-leve masculino