icons.title signature.placeholder Dayvidson Soares
25/02/2015
22:16

Após defender quase 20 clubes em 15 anos de carreira, entre eles o Palmeiras, o atacante Washington acertou com o São José dos Campos para a disputa da série A3 do Campeonato Paulista, e está de volta à sua cidade natal. O jogador de 36 anos conversou com o LANCE!Net e contou as suas expectativas no novo clube  e planos para o futuro e está pode ser sua última temporada como profissional.

- Pensava em parar, mas recebi propostas. E aceitei a do São José. As expectativas são as melhores possíveis, não poderia estar com outro pensamento a não ser o acesso, e se a equipe não tivesse condições de subir de divisão, não acertaria. Tentei ter o máximo de informações possíveis sobre as pessoas que estavam no clube. Acredito que o projeto é bastante tentador e podemos subir - contou o camisa 9.

Segundo o atacante, a preparação e inicio de temporada está sendo muito boa, e apesar de ter chegado no meio da pré-temporada, deu tempo para que ele ganhasse condicionamento. O São José, alías,  não é novidade para Washington. Em 2000 ele teve rápida passagem pelo clube:

- Fiquei pouco tempo e joguei pouco. Umas duas partidas no máximo. Por isso está sendo muito bom voltar. Antes, só estava aqui para passar férias, ver familiares e amigos. É gratificante.   

Ele diz que a cidade de São José dos Campos é uma das maiores do país e que necessita ter uma equipe mais qualificada e estruturada.

- Sempre me perguntei: como São José dos Campos não tem uma equipe na série A, por ser uma cidade tão estruturada, com tantas empresas e as coisas não aconteciam de uma melhor maneira? Espero que isso mude a partir deste e possamos crescer com o clube - disse o atacante, esperançoso, apesar da posição ruim do time na tabela: é apenas o décimo colocado.

No Campeonato Paulista da série A-3, Washington  marcou 2 gols e é o artilheiro da equipe na competição ao lado de Robson.

Washington, um dos artilheiros da Libertadores-2006, quando defendia o Palmeiras,  segue fazendo os seus gols. Agora pelo São José na A3 (Foto: Tião Martins/Divulgação São José)

O Orgulho de defender o Palmeiras

Segundo o camisa 9, jogar no Palmeiras por dois anos foi uma das experiências mais marcantes da sua carreira, por  se tratar de ma equipe importante e tradicional do Brasil.  

- O Palmeiras me deu oportunidade de jogar duas Copas Libertadores, um campeonato que qualquer um sonha em jogar.  Na edição de 2006, fiz cinco gols consegui ser um dos artilheiros da competiç]ão (no total, 14 jogadores marcaram cinco gols). Libertadores é um torneio muito bom de se jogar, diferente de qualquer campeonato. Eu comparo com a Liga dos Campeões.


E MAIS:
> Craque do Futuro: Taça da Copa do Nordeste está em Campina Grande
> Craque do Futuro: Atacante entra na Justiça e larga o ABC-RN
> Craque do Futuro: Bahia busca a reação diante da Catuense


O adeus


Washington diz que sempre lembra que o futebol deu a ele a para a sua família a oportunidade única de conhecer o mundo.

- Joguei três anos na Grécia, um ano na Turquia, um no Japão. Fora o Brasil que tive a oportunidade de conhecer de Norte a Sul, culturas diferentes novas amizades e isso é importantíssimo.

Sobre abandonar os gramados, ele diz que está ciente de que a hora está chegando e isso deve ocorrer nesta temporada:
 
- Minha cabeça está boa, estou tranquilo, faço faculdade de Gestão Marketing Esportivo  me preparando para uma pós -graduação. Não tenho interesse em ser treinador, mas as coisas na maioria das vezes não é como queremos e sim como Deus quer e temos que está preparados.
 
O jogador falou também que tem projetos, como uma escolinha de futebol em São José dos Campos com cerca de 400 alunos e pós futebol tem várias áreas que pode atuar. Ele pensa em futuramente poder ser gestor de algum clube e quem sabe no São José dos Campos e que tem um grande projeto e pessoas responsáveis e competentes por trás.