icons.title signature.placeholder Thiago Salata
03/11/2014
07:30

Restam 18 pontos em disputa e, quando os concorrentes não vacilam, a Raposa não dá brechas. O São Paulo quase escorregou, o Inter quase voltou só com um empate de Santos, e o Cruzeiro não correu riscos diante de um Botafogo em crise, no Mineirão.

O início arrasador dos mineiros em Belo Horizonte faz com que a contagem regressiva para o segundo título brasileiro seguido continue. É difícil imaginar que o time mais regular do Brasileirão escorregue com uma vantagem de cinco pontos para o São Paulo. Se o Tricolor vai ao sempre inóspito Barradão encarar o desesperado Vitória na próxima rodada, o Cruzeiro pega o lanterninha Criciúma, mais uma vez em Minas.

A Raposa ainda terá no caminho: o desinteressado Santos (fora), Grêmio (fora), Goiás (casa), Chapecoense (fora) e Fluminense (casa). Além do Vitória, o São Paulo tem pela frente: Palmeiras (casa), Inter (casa), Santos (fora), Figueirense (casa) e Sport (fora). O Tricolor intercala os jogos com a Copa Sul-Americana, enquanto que a o Cruzeiro é favorito para ir à final da Copa do Brasil.


(Anderson Pico e Nixon brilharam com o Fla no Maracanã)

A briga vai é esquentar para as duas vagas abertas na Copa Libertadores de 2015. A “confusão” é grande entre Internacional, Fluminense, Atlético-MG, Grêmio e Corinthians. O último perdeu dois pontos inadmissíveis no sábado à noite. Gols nos acréscimos, aliás, evitaram duas derrotas seguidas, para Coritiba e Palmeiras, ao time de Mano Menezes, em baixa com a fiel torcida. O que é ruim poderia estar bem pior.

E o que já foi muito ruim para alguns da “zona da confusão” melhorou, e muito. O Fla de Luxa, o criador do termo, está definitivamente salvo de riscos. Não há mais confusão. Há, sim, a chance de terminar o ano com algo inimaginável há até pouco tempo: disputar a final da Copa do Brasil. O Brasileirão a partir de agora será apenas treino.

Não tão folgando, porém mais aliviado, ficou o Palmeiras. O trauma dos gols nos acréscimos, que custou quatro pontos contra Cruzeiro e Corinthians, passou com vitória importantíssima sobre o Bahia. São cinco pontos à frente da zona da degola, que tem um cada vez mais desesperado Botafogo.