De virada, Santos vence o Palmeiras e é campeão do Paulistão Sub-17

Neymar - Barcelona (Foto: Lluis Gene/AFP)
Neymar - Barcelona (Foto: Lluis Gene/AFP)

Escrito por

Expulsões, pênalti e virada. Santos e Palmeiras fizeram uma bela final para o Campeonato Paulista Sub-17 neste sábado, na Vila Belmiro. Para festa da torcida do Peixe, os Meninos da Vila venceram o jogo por 2 a 1 e conquistaram o título do Paulistão. Nem a vantagem do empate conquistada na primeira partida da final, nem o gol do artilheiro Gabriel Fernando, nem jogar a segunda etapa com um atleta a mais foram suficientes para o Palmeiras. Deu Santos!

O JOGO

A primeira etapa da partida vinha morna e com poucas chances de gol. Como venceu a primeira partida por 2 a 1, o Palmeiras poderia até empatar para levantar a taça do Paulistão. Com o suporte do regulamento, o Verdão mostrou postura defensiva, com todos os seus jogadores dedicados à marcação. Correndo atrás do resultado, o Santos era o dono da maior parte das ações ofensivas na primeira etapa, até Gabriel Fernando, atacante e artilheiro palmeirense, receber bom passe de Victor Hugo e mandar por cima do goleiro Fernando, abrindo o placar da final.

No entanto, a alegria durou pouco. Na saída de bola após o tento alviverde, o time do Santos partiu para o ataque e viu o juiz da partida assinalar uma falta na entrada da grande área do Verdão. Era o que precisava o centroavante Caio, número 9 do Peixe. O atacante parou, olhou para o goleiro Daniel e acertou a bola no ângulo. Um golaço para empatar a partida! Foi com o 1 a 1 no placar que os times foram para o intervalo.

SEGUNDA ETAPA

Caio pintou o quadro da segunda etapa. Saiu de campo falando em virar a partida e logo aos dez minutos do segundo tempo concretizou seu discurso. Após boa jogada do Palmeiras no setor ofensivo, o Peixe partiu rapidamente em contra-ataque e aproveitou o buraco deixado na defesa alviverde. Mateus foi o primeiro a tentar, mas esbarrou em boa defesa de Daniel. No rebote, Caio virou o jogo e, com isso, o título ficava com os Meninos da Vila! Uma vitória simples bastava ao Peixe, que tinha a vantagem de jogar com dois resultados iguais.

Para marcar o segundo gol e empatar a partida, o Verdão contava com o apoio da torcida, que cantava alto e incentivava os jogadores. Além disso, um lance de força exagerada fez o juiz expulsar o santista Mateus. A substituição de Marcos Coelho, volante, para entrada de Bruno Garcia, atacante, mostrava que o Palmeiras iria se lançar ao ataque.

Assim foi. Mais aos trancos do que na habilidade, o Palmeiras foi para cima, mas pouco conseguiu assustar o goleiro Fernando. A torcida alviverde suspirou apenas nos últimos minutos de jogo, com uma sequência de escanteios, mas se irritou com a insistência de seus jogadores na tentativa de cavar uma penalidade máxima.

O juiz chegou a marcar um pênalti, mas para o Santos. Nervoso, o goleiro Daniel perdeu a cabeça e agrediu Victor Alex. Foi expulso. O reserva Matheus entrou na meta do Palmeiras e chegou a defender a cobrança do penal, mas era tarde. O 2 a 1 se manteve até o final e o Santos comemorou o título do Campeonato Paulista Sub-17!

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter