icons.title signature.placeholder Luiz Signor
19/07/2014
10:20

Sobram atrativos na Série D do Campeonato Brasileiro, a última fronteira do futebol nacional, cuja edição 2014 terá início neste sábado com a realização de três jogos (veja abaixo). Em seu quinto ano, a Quarta Divisão contará com 41 equipes em oito grupos. E três desses times já alcançaram feitos históricos no ano: Globo, Ituano e Londrina.

Fundado no dia 18 de outubro de 2012, o Globo Futebol Clube, da cidade de Ceará-Mirim, a 30 km de Natal, já coleciona façanhas: faturou a Segundona do Potiguar (2013) e, neste ano, levou a Copa da Federação Norte-rio-grandense de Futebol e o primeiro turno do Potiguar. A vaga na Série D veio com o vice estadual, feito que também garantiu o time na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil de 2015.

Londrina do zagueiro Dirceu faturou o Paranaense e manteve a base (Foto: Julia Abdul-Hak/ FPF)

Mas tais proezas já não surpreendem o empresário Marconi Barreto, criador do Globo. Clube que tem as cores da Alemanha e o nome em homenagem ao fundador da Rede Globo de Televisão, Roberto Marinho. Foram as inspirações.

– Os jogadores moram no próprio CT, temos uma boa estrutura, pagamos 40% dos salários no dia 15 e o restante no fim do mês... Gastamos muito nisso tudo e não me surpreendo mais com os resultados. São frutos de uma administração competente, feita com disciplina – destacou Marconi, ao LANCE!Net.

Se o Globo surpreendeu no Rio Grande do Norte, o que dizer do Ituano? Tendo como presidente o ex-meia Juninho Paulista, o Galo de Itu superou, na reta final, Palmeiras e Santos para faturar seu segundo Paulista. Do grupo campeão, 15 atletas permaneceram. A nova missão do time, que estreia nesta tarde na Quarta Divisão, é chegar à Série C.

Já o Londrina eliminou o Atlético-PR antes de chegar à final e derrotar o Maringá. A base vitoriosa foi mantida no Tubarão. Promessa de fortes emoções na Série D!

Globo, cujo mascote é uma águia, foi vice-campeão potiguar (Foto: Canindé Pereira/Globo FC)

ALGUMAS DAS ATRAÇÕES DA SÉRIE D

Os favoritos?
Ituano e Londrina fizeram história no primeiro semestre deste ano ao conquistarem o Campeonato Paulista e o Paranaense, respectivamente, superando rivais de peso.
......................
Os outros campeões
Princesa do Solimões (Amazonas), Santos (Amapá), River (Piauí), Interporto (Tocantins), Confiança (Sergipe), Estrela do Norte (Espírito Santo) e Luziânia (Distrito Federal) são os outros campeões estaduais da Série D.
......................
São tradicionais!
O Remo, do Pará, soma 42 títulos estaduais, enquanto o Brasil de Pelotas já foi terceiro colocado em Campeonato Brasileiro (1985) e o Brasiliense vice da Copa do Brasil (2002).
......................
Já teve desistência...
O Ariquemes, de Rondônia, anunciou, no último dia 14, a desistência da Série D por problemas financeiros. Segundo a federação local, apenas o Genus (sexto colocado no Estadual) mostrou interesse na vaga, sendo oficializado.
......................
Novato se destaca
Fundado em 2012, o Globo, caçula da Série D, faturou o Primeiro Turno do Potiguar deste ano. Disputará a Copa do Brasil e o Nordestão em 2015.

CAMPEÃO PAULISTA EM CAMPO

A atração do primeiro dia de bola rolando na Série D é a estreia do Ituano, que receberá o Brasil de Pelotas, no Novelli Júnior, às 15h desta tarde, em duelo válido pelo Grupo 7 da competição.

Destaque da campanha vitoriosa no  Paulista-2014, o meia Cristian sabe que o Galo poderá ter dificuldades neste início de Série D, pois apenas ele e Jackson Caucaia são os remanescentes do time titular campeão.

– Ficaram muitos atletas do Paulista (15), mas muitos não jogaram tantas partidas. Mas garanto que teremos dedicação e empenho para buscarmos a primeira vitória – disse o jogador, ao site oficial do clube.

Ainda neste sábado e pelo Grupo 7, a Cabofriense recebe o Guarani de Palhoça no Correião, às 19h30 e, pelo Grupo 4, o Vitória da Conquista encara o Betim, no Lomanto Júnior, às 16h.

OS JOGOS DA PRIMEIRA RODADA

19/7 – SÁBADO

15h30
Ituano (SP) x Brasil de Pelotas (RS) – Novelli Júnior – Grupo 7

16h
Vitória da Conquista (BA) x Betim (MG) – Lomanto Júnior – Grupo 4

19h30
Cabofriense (RJ) x Guarani de Palhoça (SC) – Correião – Grupo 7

20/7 – DOMINGO

15h30

Remo (PA) x Moto Club (MA) – Diogão – Grupo 2
Pelotas (RS) x Penapolense (SP) – Vieirão – Grupo 8

16h
Santos-AP x Princesa do Solimões (AM) – Zerão – Grupo 1
Guarany de Sobral (CE) x River (PI) – Junco – Grupo 2
Coruripe (AL) x Jacuipense (BA) – Gerson Amaral  – Grupo 3
Baraúnas (RN) x Central (PE) – Nogueirão – Grupo 3
Porto-PE x Globo (RN) – Luiz Lacerda – Grupo 4
Villa Nova (MG) x Brasiliense (DF) – Castor Cifuentes – Grupo 5
Goianésia (GO) x Operário-MT – Waldeir de Oliveira – Grupo 6
Luziânia (DF) x Tombense (MG) – Zequinha Roriz – Grupo 6
Metropolitano (SC) x Boavista (RJ) – Monumental do Sesi – Grupo 8

17h
Itaporã (MS) x Anapolina (GO) – Douradão – Grupo 5

19h30
Rio Branco-AC x São Raimundo (RR) – Grupo 1

30/7 – QUARTA-FEIRA

21h30
Genus (RO) x Atlético-AC – Aluízio Ferreira – Grupo 1