icons.title signature.placeholder RADAR/LANCEPRESS!
23/02/2015
22:26

Flamengo conquistou, nesta segunda-feira, uma importante vitória no clássico do Rio de Janeiro do NBB. Jogando no Ginásio do Tijuca Tênis Clube, o time do técnico José Neto superou o Macaé Basquete, por 103 a 78.

O resultado dá bastante moral para o time rubro-negro que embarca esta semana para Mar Del Plata, na Argentina, para a disputa da segunda fase da Liga das Américas. A equipe carioca, que defende o título da competição, enfrentará nos dias 27 e 28 de fevereiro e 01 de março o Halcones Rojos (MEX), o Trotamundos (VEN) e os anfitriões, o Peñarol de Mar Del Plata (ARG).

Seis atletas do Flamengo anotaram mais de 10 pontos na partida. O ala Marquinhos foi o cestinha com 22 pontos, seguido por Vitor Benite (18), Marcelinho (15), Meyinsse (15), Herrmann (13) e Olivinha (11).

Com a vitória, o Flamengo recuperou o terceiro posto da tabela de classificação do NBB com 40 pontos ganhos e uma campanha de 17 vitórias em 24 jogos disputados (70,8% de aproveitamento). Os cariocas estão a apenas um ponto do Mogi das Cruzes, que possui um jogo a menos.

Mesmo com a derrota, o Macaé segue no limite da zona de classificação para os playoffs do NBB com uma campanha de oito vitórias em 24 jogos (33,3%), somente um triunfo a mais que Basquete Cearense e Unitri.

FLA VENCE COM TRANQUILIDADE

As duas equipes começaram a partida bastante equilibradas, mas o Flamengo levou uma pequena vantagem nos primeiros minutos. Explorando bem o garrafão com Meyinsse e Olivinha, o rubro-negro conseguiu abrir 12 a 8 no placar.

Porém, rapidamente, o Macaé Basquete teve boa atuação ofensiva, principalmente, com o ala João Phylippe e o jogou mudou de figura. O time visitante assumiu a liderança e, após arremesso de João Phylippe no final do período, colocou seis pontos de diferença no marcador (22 a 16).

O técnico José Neto mexeu no elenco e as alterações fizeram efeito imediato. Os alas Marcelinho e Vitor Benite entraram bem no jogo e o Flamengo não só se recuperou no ataque como também cresceu na defesa. A equipe da capital carioca venceu o segundo quarto por 30 a 15 e foi para o intervalo na frente, com nove pontos de vantagem, 46 a 37.

Benite continuou sendo a referência do ataque flamenguista no terceiro quarto. Mas a disputa ganhou um concorrente de peso graças à boa atuação do norte-americano Jamaal. Com oito pontos seguidos do armador, o Macaé diminuiu a diferença para cinco pontos (58 a 53) faltando menos da metade para o final da etapa.

A equipe visitante ganhou moral e buscou a virada ainda no terceiro quarto, contando com 15 pontos de Jamaal no período e chegando a ficar apenas quatro pontos atrás do marcador (65 a 61). No entanto, o Flamengo mostrou seu poderio de ataque e em menos de dois minutos ampliou novamente a vantagem para 14 pontos (77 a 63) com uma sequência de 12 a 2 no final da etapa.

Com duas cestas de 3 do ala Marcelinho, o Flamengo abriu o último quarto mostrando que o adversário não teria uma missão fácil se quisesse virar. A equipe da casa abriu 10 a 0 nos primeiros minutos da etapa final e não deu chances para o Macaé, que sentiu o golpe e permitiu que o clube rubro-negro ampliasse ainda mais a diferença no placar.