Vasco deixa a zona do descenso, mas risco de queda para a Série B aumenta

Márquez é destaque do As (Foto: Divulgação)
Márquez é destaque do As (Foto: Divulgação)

Escrito por

O Vasco buscou o empate diante do Santos, saiu da zona do rebaixamento, mas viu o seu risco de queda para a Série B aumentar com a conclusão da 33ª rodada do Campeonato Brasileiro, segundo cálculos do matemático Tristão Garcia, responsável pelo site Infobola e integrante da Academia LANCE!. O caminho do Cruz-Maltino até o término da competição explica essa situação. Já o Fluminense, o novo integrante do Z4, se complicou ainda mais e o Cruzeiro, apesar de não ter celebrado o título neste domingo, já se garantiu na Libertadores de 2014.

Antes de a bola rolar para a rodada do fim de semana, o risco de queda do Vasco era de 54%. Como desperdiçou dois pontos atuando como mandante, a possibilidade de descenso para o Cruz-Maltino passou para 61%, número que leva em conta o fato de o Vasco ainda enfrentar Grêmio, Corinthians e Atlético-PR como visitante e receber o provável campeão Cruzeiro e o já rebaixado Náutico.

– O Vasco tem três dos seus últimos cinco jogos fora de casa e o caminho é um pouquinho mais complicado que o do Fluminense, por exemplo. Mas essa situação pode ser alterada dentro de campo. Não é nada definitivo. O próprio Fluminense vem mal – destacou o matemático, ao L!Net.

CRUZEIRO SE GARANTE NA LIBERTADORES

Como chegou aos 71 pontos na tabela e o Goiás, quinto colocado, soma 53, o Cruzeiro não pode mais ser alcançado por um time fora do G4, o que lhe garantiu a classificação antecipada para a Libertadores do próximo ano. O título ainda não veio, mas a Raposa de Borges, Everton Ribeiro & Cia. tem o que celebrar. Muito próximo do seu terceiro título brasileiro – depende apenas de um triunfo contra o Vitória na quarta-feira –, a Raposa buscará o tri da maior competição sul-americana em 2014.

ATLÉTICO-PR QUASE LÁ! GOIÁS SEGUE NA COLA DO G4

Se o Cruzeiro já está na Libertadores, o Atlético-PR pode garantir a sua vaga na competição em breve, pois passou a somar 97% de chances com a vitória diante do São Paulo. Grêmio e Botafogo seguem tropeçando e a aproximação do Goiás continua perigosa, apesar de o Esmeraldino ter visto a sua possibilidade de disputar a competição sul-americana em 2014 ter caído para 51% – era de 53%. Já o Vitória pode comemorar: antes tinha 10% e agora soma 28%.

CONFIRA AS CHANCES DO SEU TIME APÓS A 33ª RODADA DO CAMPEONATO BRASILEIRO

Posição

*O Atlético-MG já está garantido na Libertadores de 2014 por ser o atual campeão. Caso apareça entre os quatro primeiros do Campeonato Brasileiro, o quinto colocado terá a vaga na competição.

**Se o vencedor da Copa do Brasil – torneio mata-mata que garante ao campeão vaga na Libertadores – terminar o Brasileirão entre os quatro primeiros colocados, o quinto terá direito a uma vaga na Liberta. No entanto, isso não acontecerá se um time brasileiro – São Paulo ou Ponte Preta – conquistar a Copa Sul-Americana.

*** O 1% restante não foi computado.

 

 

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter