icons.title signature.placeholder Fábio Suzuki
04/02/2015
08:47

Uma das maiores empresas do mundo, a multinacional americana de seguros AIG adota uma curiosa filosofia interna de trabalho para reforçar sua atuação. As atividades de seus funcionários se baseiam sempre em valores do rúgbi como integridade, respeito, disciplina, desempenho e trabalho em equipe. A iniciativa global da AIG começou em 2012, ano em que a companhia fechou contrato de patrocínio com os All Blacks, a tradicional seleção neozelandesa de rúgbi que é uma das equipes mais valiosas do mundo esportivo.

“Os All Blacks estão no topo do esporte em geral e temos que nos inspirar neles pois todos os dias enfrentamos obstáculos como um time”, afirma Lúcio Pedro Mocsányi, superintendente de comunicação corporativa da AIG Brasil.

Valores do rúgbi e resultados dos All Blacks aparecem em materiais de comunicação interna da empresa, como em sua TV Corporativa. Além dessa comunicação, a AIG realiza o Rugbi Day, que é um dia de atividades em que os funcionários têm conhecimento e praticam a modalidade. Nessa espécie de clínica, são feitas relações com o trabalho, como a importância do passe no rugbi para o sucesso de toda a equipe.

“Essa atividade tem sido um sucesso e vários funcionários têm pedido para ocorrer mais vezes”, diz o executivo da AIG sobre o Rugbi Day, que na última edição contou com cerca de 60 profissionais da empresa.

Apesar dessa cultura da companhia relacionada ao rugbi ser global, a unidade brasileira mantém projetos ligados à modalidade esportivo com cunho social que são específicos para o país. (leia mais ao lado)

O contrato de patrocínio da AIG com os All Blacks vai até o início de 2018. Até lá, a companhia pretende reforçar as atividades com o rugbi para aproveitar o crescimento da modalidade no Brasil.

“Pretendemos trabalhar com mais intensidade esses valores nas ações internas por conta do momento do rugbi no país e de sua participação nos Jogos Rio 2016”, comenta o superintendente de comunicação corporativa da AIG Brasil.

Projeto social
A AIG Brasil levará as jogadoras dos All Blacks, a seleção feminina da Nova Zelândia de rúgbi, para o lançamento do “Programa+Esporte+Valores”, que será lançado nesta quarta-feira, 4, em São Paulo. O projeto social ensinará gratuitamente a modalidade a 40 crianças bolsistas na Escola da Comunidade, que é mantida pelo Colégio Visconde de Porto Seguro.

A iniciativa foi desenvolvida pelo Instituto ALMA Rugby e tem o patrocínio da AIG Brasil.
As jogadoras dos All Blacks estão no país para disputar a etapa de São Paulo do mundial de rúgbi de 7, que ocorre no próximo final de semana.

- O rúgbi também tem valores que são importantes para o desenvolvimento dos jovens - comenta Lúcio Pedro Mocsányi, da AIG Brasil.

Apesar do rúgbi ser incorporado na multinacional de seguros de maneira global, a iniciativa de realizar projetos sociais com a modalidade é específica para o mercado brasileiro.