icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
26/03/2014
13:10

A Uefa pode confirmar durante congresso nesta quinta-feira a criação de um novo torneio na Europa, a Liga das Nações. As federações devem aprovar no encontro que ocorre no Cazaquistão a competição que vai dividir as seleções em quatro divisões, sendo que a elite deve contar com 16 equipes, entre elas, potências como Alemanha, Espanha, Itália, França, Holanda, Portugal e Inglaterra.

De acordo com diversos veículos da imprensa inglesa, o torneio deve começar em 2018/19, e ocorrer a cada dois anos, sempre em temporadas seguintes às Copas do Mundo e às Eurocopas, antes dos inícios das respectivas Eliminatórias. A aprovação deve ser confirmada, e segundo a imprensa, ela é quase unânime.

O formato ainda não é definido. Mas provavelmente vai ter promoção e rebaixamento entre as divisões. A elite será formada por 16 seleções, que serão divididas em quatro grupos, aonde acontecerão jogos de ida e volta.

O campeão de cada chave passa, acontecem as semifinais, também em duas partidas, e a final, provavelmente em um único jogo em campo neutro, seguindo o exemplo da Liga dos Campeões.

Como os participantes devem ser definidos de acordo com o ranking da Uefa, pelo menos para a primeira edição, antes das promoções e rebaixamentos, as seleções da elite seriam (de acordo com a classificação atual): Espanha, Inglaterra, Alemanha, Itália, Portugal, França, Rússia, Holanda, Ucrânia, Bélgica, Turquia, Grécia, Suíça, Áustria, República Tcheca e Romênia.