icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
25/06/2014
16:27

As 32 equipes que competiram na Liga dos Campeões da Europa vão compartilhar 904 milhões de euros em pagamentos da UEFA em 2013/14. Esse montante inclui 57.4 milhões de euros para o Real Madrid e cerca de 12,2 milhões de euros para todos os clubes participantes.

Cada clube tem direito a um pagamento mínimo por participar na competição. Além disso, o bônus por desempenho foram pagos para cada vitória ou empate na fase de grupos e também por cada fase eliminatória que o clube avança. Enquanto isso a verba advinda do mercado publicitário foi dividida de acordo com o valor proporcional do mercado televisivo nacional atribuída a cada clube.

O Real Madrid garantiu o maior pagamento da UEFA, lucrando 57.4 milhões pelo título. Nesse total inclui o bônus por participação de 8.6 milhões, mais 20.5 milhões do mercado publicitário, além de 28 milhões em verbas de desempenho. Somente pela vitória na grande final o time espanhol lucrou 10.5 milhões. Os números finais incluem também os pagamentos retidos a clubes que não estão de acordo com os regulamentos de fair play financeiro.

Já o segundo maior de pagamento, antes das deduções, foi para o Paris Saint-Germain, que saiu nas quartas-de-final, que recebeu cerca de 54.4 milhões. Também ganharam mais de 40 milhões, o Manchester United FC, a Juventus, o Bayern de Munique, o Chelsea FC além do Barcelona. Isso foi impulsionado pelos prémios de desempenho para alcançar cada fase eliminatória: 3.5 milhões até décimo sexto colocado,  3,9 milhões adicional para as quartas-de-final, 4.9 milhões até as semis, e 6,5 milhões extra para a final. Mesmo aqueles que não passaram da primeira fase receberam 12,2 milhões. Essas equipes foram recompensadas com quantias fixas, com bônus extra para campeões nacionais que perderam nos play-offs.

E MAIS:
> Revista alemã publica interesse do Barcelona em Kroos
> Falcao Garcia quer jogar no Real Madrid, diz jornal espanhol
> Negociação de Xavi com clube do Qatar é paralisada
> Site francês afirma que City chegou a acordo pelo zagueiro Mangala
> Ex-Manchester United, Ferdinand teria acertado com time de Julio Cesar