icons.title signature.placeholder Fabricio Crepaldi
11/11/2013
08:27

Se a conquista do acesso, há duas semanas, não gerou grande empolgação nos torcedores do Palmeiras, o momento do título da Série B promete ser bem diferente. Parece estranho, mas a festa fora de casa será muito maior. Graças aos alviverdes de Belém, local do jogo desta terça-feira, contra o Paysandu.

A um empate de levantar o troféu - o que pode acontecer até antes da partida, caso a Chapecoense não vença o Paraná -, os jogadores encontrarão na cidade uma torcida com saudade do time que não vê desde 2010 e ansiosa por poder festejar um título em sua casa. E a comemoração começará desde o momento da chegada do elenco, que acontecerá na madrugada de terça-feira.

Um grupo denominado "Palmeirenses do Pará" fez uma faixa de 32 metros de comprimento por 1,80 de altura para recepcionar o Verdão. Ela será levada ao aeroporto, ao hotel da delegação e estará no Mangueirão no jogo desta terça.

Responsável pela ideia, Gustavo de Oliveira diz que a confecção do adereço é para mostrar o amor que os torcedores da cidade têm pelo clube, mesmo com toda a distância.

– Decidimos fazer essa grande faixa para recepcionar o Palmeiras em Belém. Vamos colocar no aeroporto, no estádio, queremos mostrar a força que a torcida do Palmeiras tem aqui na cidade – disse o torcedor.

A empolgação dos palmeirenses em Belém é enorme. Prometem ir ao aeroporto, fazer carreata até o hotel, lotar o espaço ao qual tem direito no estádio... Tudo para fazer o Verdão se sentir em casa, mesmo a quase três mil quilômetros de distância de São Paulo. E, para eles, o título da Série B não é motivo de vergonha.

– O time vencer um título aqui é uma coisa inédita, inusitada para nós. É um sonho sendo realizado para nós que amamos o Palmeiras e estamos muito ansiosos para essa hora chegar. Os jogadores podem se sentir totalmente em casa, no Palestra, na Rua Turiassu. Vamos abraçar o Palmeiras desde a hora que chegarem até a saída – disse Gustavo.

Se na capital ninguém se importa com essa conquista, o jogo do título da Série B caiu na cidade certa.

ÚLTIMA VEZ EM BELÉM:

Copa do Brasil de 2010
O último jogo do Palmeiras na capital paraense aconteceu no dia 17 de março de 2010. Pela Copa do Brasil, o time – ainda comandado por Antônio Carlos Zago – venceu o Paysandu, por 2 a 1. Lincoln e Ewerthon fizeram os gols do Verdão, que atuou com um time misto naquele jogo do Mangueirão – Bruno Rangel descontou. No Palestra Itália, o 1 a 0 alviverde garantiu a vaga nas oitavas.

FESTA (?) DO ACESSO:

26 de outubro
Se o palmeirense de Belém está empolgado para receber o Verdão e fazer a festa do título da Série B, há pouco mais de duas semanas os torcedores de São Paulo, que lotaram o Pacaembu, festejaram de forma modesta o acesso, obtido após um 0 a 0 com o São Caetano.

Duas reações
A principal torcida organizada chegou a vaiar e a chamar o time de "sem vergonha", algo que gerou insatisfação nos demais torcedores, que se manifestaram contra a atitude. O sentimento geral foi mais de alívio do que de alegria.