icons.title signature.placeholder Rodrigo Ciantar
29/04/2014
20:59

Preocupada, a diretoria do Botafogo corre contra o tempo para conseguir quitar nos próximos dias, pelo menos, um mês dos salários dos atletas e evitar uma possível debandada. A verba que chegaria por intermédio de ação movida pelo Sindicato dos Empregados de Clubes do Rio (Sindeclubes) ainda não foi depositada. Nesta quarta-feira, o jurídico do sindicato tentará uma nova manobra e pode promover uma manifestação com funcionários do clube.

No quinto dia útil do mês, ou seja, na quinta-feira que vem (8), jogadores completam três meses sem receber salários. Por lei, poderiam entrar com ações exigindo rescisão contratual. Demais funcionários estão há um mês sem os vencimentos. Atualmente, a diretoria ainda não tem outra forma de acertar as pendências.

O Sindeclubes entrou com a ação na Justiça do Trabalho, e a sentença saiu na quinta-feira. O sindicato conseguiu desbloquear uma verba de R$ 2 milhões referentes a direitos de transmissão penhorados, mas a Globosat – responsável pelo pagamento – não cumpriu a determinação e, até esta terça-feira, o depósito não tinha sido efetuado.

A emissora tinha até segunda-feira para pagar, com previsão de multa diária em caso de descumprimento. Na manhã desta quarta-feira, o advogado do Sindeclubes, Henrique Fragoso, vai até o Tribunal Regional do Trabalho (TRT-RJ) para tentar uma manobra para penhorar esses R$ 2 milhões da Globosat. Sendo assim, tal valor seria destinado à uma conta para ser repassado ao sindicato e quitar os salários.

Caso não seja possível realizar contato com a juíza do caso para buscar essa manobra, é possível que seja feita uma manifestação no tribunal.

Era esperado que a verba fosse repassada aos funcionários e jogadores até esta quarta-feira. Mas com o descumprimento do pagamento pela Globosat, o clima virou de incerteza no clube. Vale lembrar que quinta-feira, 1 de maio, é feriado, o que dificulta ainda mais o trâmite para buscar uma forma de regularização da situação dos atletas e funcionários do Botafogo.