icons.title signature.placeholder LANCE!Bizz
28/12/2013
18:50

Quem foi criança no Brasil nos anos 90 e 2000 provavelmente acompanhou na TV a carreira do camisa 10 mais famoso do Japão, Oliver Tsubasa, e de seu treinador brasileiro, Roberto. Com lances espetaculares e partidas que duravam vários epísódios, a série japonesa Super Campeões (o nome original é Captain Tsubasa) foi relançada hoje, dia 28, no Japão, em sua versão mangá, estilo de história em quadrinhos característica do país.

O novo episódio, de 45 páginas, nomeado "Captain Tsubasa: Rising Sun", mostrará a saga de Oliver Tsubasa para levar a Seleção Japonesa aos Jogos Olímpicos do Rio 2016.

O desenho em quadrinhos foi criado por Yoichi Takahashi e circulou entre 1982 e 1988 no Japão, recebendo diversas adaptações televisivas ao longo dos anos 90. O momento do futebol no país era de crise, e a publicação chegou a receber a ajuda da Associação Japonesa de Futebol (JFA), como parte de uma campanha para que o esporte ganhasse força entre os japoneses.

A fama do camisa 10 japonês não se restringe somente à América Latina e ao Japão. Em episódio recente, o astro espanhol Andrés Iniesta divulgou fotos em uma rede social em que aparece vestido com as roupas do primeiro time de Oliver, o ficitício Niupi.

Para a tristeza dos fãs brasileiros, ainda não há previsão de lançamento do mangá em outras línguas, assim como não há indícios de que a série possa voltar à TV.