Seis clubes podem se classificar nesta rodada da Liga dos Campeões

Borussia Dortmund x Arsenal - Alexis Sanchez (Foto: Federico Gambarini/AFP)
Borussia Dortmund x Arsenal - Alexis Sanchez (Foto: Federico Gambarini/AFP)

Escrito por

A quinta rodada da Liga dos Campeões vai ser disputada esta semana, com jogos na terça e na quarta-feira. Com estas partidas, mais seis clubes podem se juntar a Borussia Dortmund, Bayern de Munique, Paris Saint-Germain, Barcelona e Porto, já classificadas para as oitavas de final. Atlético de Madrid, Basel, Bayer Leverkusen, Arsenal, Chelsea e Shakhtar Donetsk estão próximos da vaga antecipada. Metade desses seis clubes jogam na terça, e os outros na quarta.

O Grupo E já tem o Bayern de Munique garantido até na liderança com 12 pontos, e já não pode ser alcançado por ninguém. Mas os outros três rivais brigam pela vaga restante. Roma e CSKA têm quatro pontos e se enfrentam na Rússia. O Manchester City, com dois, recebe os bávaros na Inglaterra.

Paris Saint-Germain e Barcelona já se garantiram na próxima fase e agora disputam apenas a liderança do Grupo F. Se o PSG derrotar o Ajax e o Barça perder para o APOEL no Chipre, os franceses já ficam na frente. Holandeses e cipriotas ainda sonham com vaga na Liga Europa.

O Grupo G ainda tem boa disputa, mas pode garantir o Chelsea nas oitavas de final. Os Blues têm oito pontos e enfrentam o Schalke 04, que tem cinco. Caso vença, já se garante. Mas também há a chance de tudo se embolar nesta chave. Se os alemães venceram os ingleses, tudo fica para a última rodada. No outro jogo, Sporting (quatro pontos) e Maribor (três) se enfrentam em Lisboa, e podem ameaçar.

O Grupo H já tem o Porto garantido nas oitavas de final, e pega o BATE Borisov nesta terça-feira, com portões fechados na Bielorrússia (o clube foi punido por atitude racista da torcida contra Luiz Adriano). Porém, o Shakhtar Donetsk está com uma mão na vaga. Tem oito pontos, cinco de vantagem sobre os bielorrussos, que só tiram os ucranianos com um milagre.

Agora os jogos de quarta-feira... O Atlético de Madrid é o favorito do Grupo A, mas tudo pode acontecer e a chave pode se definir apenas na última rodada. O Colchonero tem nove pontos e pega o Olympiacos em casa, que tem seis, mesma pontuação da Juventus, que pega o Malmö, três, na Suécia.

O Real Madrid já está classificado pelo Grupo B, e um empate na Suíça contra o Basel já garante a liderança. Porém, os suíços precisam vencer a partida para eliminar o Liverpool e passar de fase. Os Reds têm três pontos, três a menos que os rivais dos Merengues, e mesma pontuação do Ludogorets, adversários dos ingleses nesta rodada.

O Bayer Leverkusen está em uma situação confortável no Grupo C, mas pode acabar se complicando. Os alemães têm nove pontos, quatro de vantagem sobre o Monaco, rival desta quarta na Alemanha. Uma vitória basta. Mas se perder, vai ver os franceses se aproximarem, além do vencedor de Zenit e Benfica. Ambos têm quatro pontos e se enfrentam.

O Arsenal tem sete pontos no Grupo D, que já tem o Borussia garantido. Os alemães têm 12 pontos, cinco a mais que os ingleses, e os rivais se enfrentam. Os Gunners podem ser alcançados por Anderlecht (dois pontos) e Galatasaray (um), mas caso suíços e turcos empatem, o Arsenal nem precisaria se preocupar.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter