icons.title signature.placeholder Fábio Aleixo
04/11/2013
14:27

Cada um a seu jeito, Rafael Nadal e Novak Djokovic pediram que a Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) considere fazer mudanças nas Finais da ATP, torneio que encerra o ano e reúne os oito melhores jogadores de uma temporada.

Para o espanhol, a entidade deveria escolher outro tipo de piso para receber o torneio. Desde a sua criação, em 1970, o torneio é jogado em quadra dura. Desde 2005, quando a competição passou de Houston (EUA) para Xangai (CHN), ela acontece em ginásios fechados.

- Para todos os jogadores, seria mais justo que houvesse uma troca de piso. Nunca consegui ganhar este torneio, mas sinto que as coisas são mais complicadas para mim e mais favoráveis a meus rivais quando jogamos em quadra dura indoor, principalmente para Roger Federer que me venceu na final de 2010 - disse o espanhol.

Djokovic não foi insistente na mudança de piso, mas ressaltou que seria interessante para o tênis se houvesse uma rotatividade maior das sedes. Desde 2009, a competição é realizada na Arena O2, em Londres (ING).

- Este torneio deveria ser organizado em diferentes lugares mais frequentemente e não ser de uma cidade por mais de três anos. Afinal é um torneio que reúne os oitos melhores do mundo, não é fixo de ninguém. Ele é propriedade da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) e está nas mãos dela a mudança. Muitos jogadores dividem a mesma opinião. Temos de pensar na popularização do esporte, em expandi-lo. O tênis é um esporte global. Deveria haver a possibilidade de mais cidades se candidatarem ao evento - disse o sérvio.

Londres tem contrato para receber as Finais da ATP até 2015. No ano passado, o Rio de Janeiro se candidatou a receber a competição, mas não teve sucesso na tentativa.

*O repórter viaja a convite da ATP