icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
12/12/2013
11:04

Leandro Damião deixou o Internacional na última quarta-feira, após ser negociado com o fundo inglês Doyen Sports, que deverá colocá-lo no Santos. E a saída do centroavante não foi a primeira. Após uma temporada decepcionante, apesar de ter alcançado o tricampeonato gaúcho, o Colorado reforçará diversos times em 2014. A reformulação do elenco, um dos mais caros, será profunda e movimentará o Vaivém.

O lateral-esquerdo Kleber se despediu do clube já no sábado passado. Gabriel, titular na direita, também deixou o Internacional. O zagueiro Juan, cujo contrato vence em junho de 2014 pode até antecipar a sua saída. Já os volantes Airton e Bolatti não devem ficar. O primeiro decepcionou, enquanto o argentino sequer atuou após voltar de empréstimo do Racing (ARG) em junho. O Inter quer negociar o hermano.

Além de Damião, outros dois atacantes não estão garantidos para 2014. O primeiro é Diego Forlán. Após um ótimo início de temporada, o camisa 7, convocado regularmente para a seleção do Uruguai, não teve a sequência esperada e fechou a temporada como reserva. Sondagens já existiram pelo melhor jogador da Copa de 2010. Caso elas se transformem em propostas, Forlán poderá deixar o clube.

O outro atacante cujo horizonte é nebuloso se chama Rafael Moura. Contratado por cerca de R$ 7 milhões em 2012, o He-Man jamais conseguiu corresponder. O Goiás, um dos seus ex-clubes, já manifestou interesse.

E quem está com a sua saída encaminhada do Colorado é Gilberto. Emprestado à Portuguesa, o centroavante está com a sua venda encaminhada ao Toronto FC, do Canadá. O ex-atacante do Santa Cruz já havia sido emprestado pelo Colorado ao Sport no ano passado, pois não conseguiu corresponder.

O time que estiver buscando reforços pode olhar com carinho para o Internacional.

ALEX E SOCCO: INTER TERÁ PACIÊNCIA COM A DUPLA

Alex e Socco foram apresentados no mesmo dia: 26 de junho deste ano. Eles chegaram como as principais contratações do Colorado para a sequência da temporada, mas não renderam o esperado. Alex, que atuava no Qatar, não se readaptou ao futebol brasileiro com a velocidade esperada. Scocco sofreu com o mesmo problema em sua primeira experiência no país.

Alex, de 31 anos, encerrou 2013 como opção no banco. Foram 20 partidas e apenas um gol marcado. Já Scocco, de 28, custou ao Inter R$ 14,5 milhões e fez apenas quatro gols em 21 jogos. A esperança que colorada é que ambos possam render mais em 2014 com a realização de uma pré-temporada.

REJUVENESCER O SISTEMA DEFENSIVO É A META DO INTERNACIONAL

Ernando, marcando Maxi Biancucchi, já está contratado pelo Inter (Foto: Carlos Costa/LANCEPRESS!)

O Internacional contratou jogadores qualificados com Jorge Henrique, Alex e Scocco para o sistema ofensivo em 2013. Já para o ano que vem, o Colorado buscará peças para a sua tão criticada defesa. O objetivo é rejuvenescer o setor, que já tem uma novidade: o zagueiro Ernando, de 25 anos, ex-Goiás.

Os laterais Gabriel e Kleber, ambos trintões, já saíram. O zagueiro Juan, de 34 anos, tem contrato até junho e não deverá renovar. Já o também zagueiro Índio, de 39, pode até ficar para ser opção, pois Paulão, de 27, que defendeu o Cruzeiro no Brasileirão, é o novo alvo.

QUEM ENCERROU 2013 EM ALTA

D'ALESSANDRO
Sem lesões, marcou 20 gols e foi quem mais atuou no ano. Deixou claro que pode sair se 2014 for de mais sofrimento.

OTÁVIO
A jovem revelação, de 18 anos, terminou 2013 como titular. Chance de sair diminuiu após a venda de Damião.

TEMPORADA REGULAR

JUAN
Teve um ano regular pelo Colorado. Pode assinar um pré-contrato em janeiro, pois tem vínculo até junho de 2014.

FABRÍCIO
Passou a ser o único lateral-esquerdo com a saída de Kleber. Interessa ao São Paulo, mesmo após um 2013 só regular.

E QUEM DEIXOU A DESEJAR...

RAFAEL MOURA
Chegou em 2012 e jamais teve uma sequência. Foram quatro gols em 26 partidas no ano.

KLEBER
Já até se despediu do Inter após cinco anos no clube. Sequência de lesões e idade (33 anos) colaboraram para o ano ruim.

GABRIEL
Veio do rival Grêmio, foi titular em grande parte do ano, mas não agradou. Outro que não permanecerá para o ano que vem.

AIRTON
Contratado este ano, chegou a ser titular, mas perdeu espaço para o jovem João Afonso. Seu futuro está em aberto.

BOLATTI
Inter não crê que Bolatti voltará a apresentar um bom futebol. O volante está entre os que devem sair.

OPINIÃO DOS ESPECIALISTAS

Carlos Alberto Vieira
Editor do LANCE!
Torcida/clube/imprensa esperavam demais do Inter. Eu mesmo o coloquei como maior favorito ao título do Brasileiro. E o time ficou lá atrás. É preciso mudar muito para 2014, e isso passa pelo elenco, que é bom, mas não deu liga.

Eduardo Moura
Correspondente do LANCE! em Porto Alegre (RS)
Pelo ano ruim, grande parte do elenco será reformulada, assim como garantiu o presidente Giovanni Luigi. A análise interna é que muitos medalhões não renderam. Outros, como Damião, saíram para o clube ter caixa.

Vinícius Faustini
Repórter do LANCE!
O Inter investiu demais em alguns setores, e a tendência é se desfazer de quem pouco rendeu. Além disso, o planejamento colorado deve ser reavaliado, pelo ano aquém do esperado que a equipe teve no Brasileirão.