icons.title signature.placeholder RADAR / LANCEPRESS!
27/11/2014
15:01

A derrota do Tricolor e a consequente eliminação da Copa Sul- Americana, para o Atlético Nacional (COL), na noite da última quarta-feira, dentro do Morumbi, encerrou uma sequência de quase um século de supremacia dos quatro times grandes paulistas. É a primeira vez desde 1925 que São Paulo, Corinthians, Palmeiras e Santos não conquistam nenhum troféu durante a temporada.

Na última vez em que isso aconteceu, o São Bento venceu o Timão na final do Campeonato Paulista. De lá pra cá, levando em conta as décadas de 20, 30 e 40, em que o Palmeiras ainda era Palestra Itália, a taça da competição regional só não ficou na capital em cinco oportunidades.

A primeira delas foi em 1986 quando a Internacional de Limeira ficou primeira colocação. Neste ano, entretanto, o São Paulo sagrou-se campeão brasileiro. Quatro anos depois, era a vez do Bragantino conquistar o Paulistão e o Corinthians levantar a taça do campeonato nacional pela primeira vez, em 1990.

Mais recentemente, em 2002, o Ituano foi campeão do Campeonato Paulista, o Santos do Brasileiro e o Corinthians da Copa do Brasil. Já em 2004, o Santos repetiu o feito de ficar em primeiro no Brasileirão enquanto o São Caetano conquistou o campeonato regional.

A quinta vez em que o troféu do Paulistão não ficou entre os quatro grandes da capital foi justamente neste ano de 2014, com o Ituano derrotando o Santos na final e ficando a taça. Somando os recentes títulos de Cruzeiro e Atlético-MG, Brasileiro e Copa do Brasil, respectivamente, os paulistas não tiveram um bom rendimento na temporada.