Procon processa companhias aéreas por preços abusivos para a Copa-2014

Digital Santos interna
Digital Santos interna

Escrito por

Cinco empresas aéreas viraram alvo de uma ação do Procon-RJ por causa da comercialização de passagens para o período da Copa do Mundo de 2014 com preços considerados abusivos.

O valor cobrado por Azul, Gol, Oceanair, Avianca e TAM é mais de 1000 % maior do que o praticado pelo mercado em dias normais. A ponte aéria Rio-São Paulo, é um dos trechos mais procurados e um dos mais afetados pelo aumento.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) também se complicou com o Procon. O órgão é o responsável por regular o setor e deveria coibir a prática indevida das empresas.

O processo exige mais pulso da Anac, aplicando multa às companhias aéreas que praticam preços exorbitantes. O Procon pleiteia que, em caso de descumprimento por parte da agência, seja estipulada multa de R$ 50 mil por omissão de atuação.

Em relação às companhias, o Procon quer que elas pratiquem o preço adotado nos dias normais do ano, além do ressarcimento em dobro aos consumidores que já compraram as passagens com aumento, como forma de compensação aos danos materiais.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter