icons.title signature.placeholder Eduardo Mendes, Maurício Oliveira e Thiago Salata
30/06/2014
08:04

Para quem conhece Julio Cesar, as defesas dos dois pênaltis que garantiram a classificação do Brasil às quartas de final da Copa do Mundo ainda não são suficientes para o goleiro esquecer a falha e a eliminação em 2010 diante da Holanda. De personalidade forte e que se cobra muito, o camisa 12 limará definitivamente o episódio fatídico na África do Sul se conquistar a Copa deste ano.

A conclusão é de Marcos Leme, preparador de goleiros de Julio quando ele estava no profissional do Flamengo. O trabalho entre 2000 e 2006 com o goleiro não ficou restrito apenas ao campo e estabeleceu laços de amizade entre ambos. Hoje na comissão técnica do Fluminense, Leme vibrou com o desempenho do pupilo no sábado, no Mineirão.

- Aquele lance, em 2010, talvez tenha sido um exagero de confiança. Ele acabava de ser campeão do mundo de clubes, era o melhor goleiro do mundo... Ele mesmo colocou isso. Sei que ele só terá prazer mesmo com a Seleção sendo campeã este ano - disse o preparador.

Orgulho de Julio ter tido novamente o respaldo para ser o titular no Mundial deste ano, Marcos Leme recordou-se do perfil exigente do jogador, que buscava a titularidade no Rubro-Negro aos 21 anos.

- Julio sempre foi muito transparente. A falha incomodava e ele ficava com aquilo durante a semana. Ele sempre se cobrou muito. Mas se falhava, não era omisso. Sempre foi crítico em relação a isso - destacou Leme.


Mais do que um consultor nos treinamentos, Marcos Leme foi convidado para ser padrinho de batismo de Julio:

- Na verdade, ele disse que estava me intimando. Ele precisava ser batizado para casar. Julio sempre valorizou muito essa amizade.

Os contatos com o goleiro do Brasil este ano não foram constantes. Marcos pouco falou com o jogador, principalmente após a transferência de Julio para a liga canadense. Mesmo distante, o padrinho, amigo e preparador aposta que o dedicado profissional se redimirá de vez em 2014.

- Tem tudo para fazer uma ótima Copa e ajudar o Brasil a conquistar esse título.